• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Dois Vizinhos participa do Programa de Revitalização da Viticultura

Reviti busca impulsionar a revitalização da viticultura paranaense, e município investe na formação de técnicos.

Image
  • 15 de Dezembro de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 667

O município de Dois Vizinhos está entre os participantes do Programa de Revitalização da Viticultura (Reviti) do Governo do Estado. A ação busca impulsionar a produção de uvas e seus derivados no Paraná. Recentemente, técnicos da secretaria de agricultura marcaram presença em mais uma etapa desse projeto, participando de um treinamento especializado em viticultura no Centro de Treinamento da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) em Assis Chateaubriand. O trabalho foi focado no manejo e condução da videira nas condições do Paraná e contou com a participação de especialistas na área.

O Revitis foi criado em 2019 e se baseia em quatro eixos: incentivo para a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. Com objetivos claros, o programa visa promover a revitalização e ampliação da cadeia produtiva da cultura da uva no estado, fortalecendo processos de comercialização, apoiando a agroindústria e desenvolvendo o turismo rural.O público-alvo do programa envolve técnicos de órgãos públicos, setor não governamental, vitivinicultores paranaenses e a agroindústria da uva.

Dois Vizinhos, junto ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), tem desempenhado papel fundamental na implementação do Revitis, beneficiando produtores locais. O município já recebeu R$ 25 mil em materiais para desenvolver a cultura da uva, uma conquista viabilizada por meio do programa. Na primeira etapa, 10 produtores foram beneficiados e estão sendo acompanhados pelos técnicos Jonatas Santin (secretaria municipal) e Nilson Balin (do IDR de Dois Vizinhos). O projeto não apenas visa retomar áreas de videira, mas também busca aumentar a produção de uvas, incentivar o turismo rural e, futuramente, consolidar a produção de vinhos com selo reconhecido do Paraná. O município, como contrapartida, investiu 5% no convênio.

Fonte: Assessoria adaptada