Cruzeiro do Iguaçu se despede do pioneiro Aquilino Macagnan

Ele faleceu na quarta-feira, 3, aos 81 anos.

Image
  • 04 de Janeiro de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 1852

Faleceu na última quarta-feira, 3, o pioneiro de Cruzeiro do Iguaçu e ex-vereador Aquilino Macagnan. Ele estava com 81 anos. Nascido em 8 de março de 1942 em União da Vitória (PR), ele era filho de João Macagnan e Tereza Preto Macagnan. Mudou-se para a comunidade de Paineira do Iguaçu, em Cruzeiro do Iguaçu, no ano de 1961. Em 5 de outubro de 1967, casou-se com Elmir Macagnan, sua fiel companheira por 57 anos. Eles tiveram seis filhos: Neuza, Edison, Cleusa, Enirson, Maria (em memória) e Ilenir. O casal ainda teve 11 netos, oito bisnetos e Aquilino deixa ainda genro, nora, um irmão e dezenas de amigos.

Sempre foi um homem trabalhador e íntegro. Trabalhou como caminhoneiro por alguns anos, mas foi agricultor na maior parte da sua vida, sempre na comunidade de Paineira do Iguaçu, onde permaneceu até seus últimos dias. Foi também vereador entre os anos de 1997/00. Aquilino era muito atuante na Igreja e no conselho pastoral da sua comunidade. Aquilino adorava estar com familiares e amigos, foi um pai exemplar.

A prefeitura emitiu nota de pesar. “Reconhecemos a relevância de sua contribuição e, como patriarca de uma família tradicional e pioneira em Cruzeiro do Iguaçu, lamentamos profundamente a perda desse cidadão dedicado. Em memória de sua trajetória, o governo municipal decreta luto oficial por três dias em Cruzeiro do Iguaçu, como expressão de profundo pesar por seu falecimento. Enviamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos neste momento difícil. Que o legado deixado pelo Sr. Aquilino seja recordado e reverenciado por todos nós”, diz o documento.

Fonte: Portal Educadora