Casos de dengue disparam na primeira semana de janeiro em Dois Vizinhos

Foram confirmados 22 casos neste início de 2024, sendo que dois pacientes estão hospitalizados.

Image
  • 09 de Janeiro de 2024
  • Foto: arquivo

  • 661

O último boletim da dengue em Dois Vizinhos, divulgado pela Prefeitura através da Vigilância Sanitária, mostra que na primeira semana de janeiro foram confirmados 22 novos casos da doença, sendo que duas pessoas estão hospitalizadas. Os bairros com os maiores números de casos são Vitória e São Francisco de Assis.

Segundo o calendário epidemiológico definido pelo Ministério da Saúde, o período sazonal da dengue iniciou em 30 de julho de 2023 e segue até 27 de julho de 2024. Até o momento, Dois Vizinhos registrou 46 notificações, sendo 28 casos confirmados, dois hospitalizados e 18 descartados.

ORIENTAÇÕES

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos alerta a população sobre os riscos, sintomas e cuidados necessários contra a dengue.

A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e corpo, náuseas e, em casos graves, manchas vermelhas na pele, sangramentos e dores abdominais intensas. A Dengue hemorrágica é uma forma grave que demanda atenção médica imediata. O tratamento envolve acompanhamento médico, hidratação oral ou venosa, dependendo da fase da doença. Não se deve usar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios.

A melhor forma de prevenção é eliminar focos de água parada, locais propícios à reprodução do mosquito. Evite acumular água em recipientes diversos, como latas, garrafas e pneus.

Fonte: Assessoria com Portal Educadora