Encontro nacional da família Ghedin aconteceu em Dois Vizinhos

O evento reuniu cerca de 150 pessoas de sete Estados e mais de 20 municípios no Esporte Clube Sete de Setembro.

Image
  • 15 de Janeiro de 2024
  • Foto: Marcos Witeck/Divulgação

  • 1188

No último sábado, 13, o Esporte Clube Sete de Setembro, em Dois Vizinhos, recebeu a 4ª edição do Encontro da Família Ghedin. Os anfitriões foram Donato e Adélia Ghedin que recepcionaram visitantes de mais de 20 cidades de sete Estados. A família chegou ao Brasil em 1879 e tem os primeiros registros, na Itália, desde 1835. Eromildes Ghedin Rodrigues, de Cruzeiro do Iguaçu, foi uma das organizadoras do encontro e agradeceu a presença dos visitantes. “É uma alegria muito grande receber todos os visitantes que vem trazer as raízes, origem desse nosso povo trabalhador, festeiro, num encontro bonito que se concretiza depois de um longo tempo de organização”, resumiu.

A Irmã Rosane Ghedin, da Congregação das Irmãs Marcelinas de São Paulo, que também participou da organização, exaltou a oportunidade de reunir familiares em um encontro. “A Eromildes nos inspirou para fazer essa festa e nos envolveu nesse grupo para que pudéssemos nos organizar. A festa da família Ghedin, primeiramente, mantem uma tradição. Ela também resgata e fortalece a nossa história. Ela não iniciou agora, ganhamos de presente essa inspiração do passado de reunir a família e a festa é o resultado do envolvimento de várias pessoas. Repassamos a nossa história, já que pessoas foram as nossas origens buscar mais informações, trouxeram nossas histórias passadas e nós queremos que isso se perpetue, que nossos descendentes continuem valorizar o inicio desses passos. O começo foi muito importante, mas a virtude é a perseverança. Que sejamos uma história positiva para o Brasil, que nos acolheu e que mantenhamos isso vivo”, destacou.

Domingo Ghedin, de Florianópolis (SC), é vice-presidente da Associação da Família Ghedin (AFAGHE) e falou sobre a história da família. “Ghedin é um sobrenome de uma família italiana, como tantas outras, que no final do reinado brasileiro, antes do início da república, veio colonizar o Sul do Brasil porque o governo brasileiro já estava perdendo algumas terras e precisava colonizar as terras brasileiras. Neste desejo, veio a família Ghedin da Itália. Hoje, já somos várias gerações, formando os encontros e celebrando o resultado dessa vinda italiana que veio colonizar o brasil e é exemplo de honradez, sucesso e participação de todos”, completa.

Além de conhecer um pouco mais da história, os participantes do encontro puderam confraternizar, participaram de um almoço e depois a festa continuou com baile.

Fonte: Portal Educadora com informações de Marcos Witeck