Atingidos pelo granizo tem até hoje para solicitar o resgate do FGTS

Prazo para saque do recurso é o dia 29 de janeiro. Os trabalhadores afetados podem sacar R$ 6.220,00.

Image
  • 17 de Janeiro de 2024
  • Foto: Arquivo/Assessoria

  • 754

Em outubro de 2023, o município de Dois Vizinhos foi atingido por fortes chuvas de granizo, que levaram a declaração de estado de emergência. As regiões mais afetadas foram bairros os Jardim da Colina, Margarida Galvan, Sagrada Família, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Marcante, Nossa Senhora da Salete, Vitória, Meredick, da Luz, São Francisco de Assis, das Torres, Centro Norte e Santa Luzia, além das comunidades de Linha Benetti, Jacutinga, Mazurana, São Brás, Conrado, Pinheirinho, São Cristóvão, São Luis, Volta Grande, Santa Cruz, Canarinho, Santa Terezinha, Ibiaçá, Santo Antônio, Criciúma, São Miguel, São José do Canoas, São Francisco do Bandeira e Parque Araucária. Diante desse cenário, as famílias que tiveram as residências atingidas podem solicitar o saque emergencial do FGTS no valor de R$ 6.220,00 em virtude do desastre natural. A procura pelos recursos, nos último sidas, tem sido intensa em virtude da proximidade do fechamento do prazo.

Como fazer?

A prefeitura, na ocasião do granizo, realizou um mapeamento das localidades atingidas. Agora, dentro do aplicativo do FGTS, a pessoa pode cadastrar documentos de identificação pessoal, carteira de trabalho, comprovante de residência dos últimos 120 dias anteriores ao decreto de emergência (caso não haja essa comprovação, admite-se declaração emitida pela prefeitura), nome completo do trabalhador, data de nascimento, endereço completo, número de inscrição do PIS/PASEP ou CPF, número e data da portaria de reconhecimento do Governo Federal.

Muitos endereços já estão cadastrados, entretanto, caso se constate alguma falha, a prefeitura está disponibilizando, até hoje, 17, uma servidora para auxiliar nos processos via telefone (46) 99989-4002. Vale ressaltar que é a instituição financeira (Caixa Econômica Federal) que válida ou não os pedidos. O saque deve ser feito até o dia 29 de janeiro via aplicativo do FGTS.

E as enchentes?

Os recursos liberados agora são referentes ao granizo. A questão das enchentes vai ser liberada nos próximos dias, com espaço para dúvidas e solicitações até sexta-feira, 19 de janeiro, no mesmo número. A administração destaca que todos os levantamentos de ruas e localidades atingidas pelas cheias já foi cadastrado no sistema nacional.

Fonte: Portal Educadora