• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Faleceu o empresário duovizinhense Gilmar Tomasson, aos 64 anos

Gilmar lutava contra o câncer e faleceu em Curitiba.

Image
  • 23 de Janeiro de 2024
  • Foto: Sill Tatto - Tribuna dos Lagos

  • 2730

Faleceu, em Curitiba, na noite de segunda-feira, 22, o empresário duovizinhense Gilmar Paulo Tomasson, aos 64 anos. Ele estava lutando contra o câncer há três anos. O velório será a partir das 9h30 na capela São Francisco de Assis, com celeração de corpo presente às 16h30 seguida de sepultamento.

Natural de São Lourenço do Oeste/SC, Gilmar veio para Dois Vizinhos em 1987. Casou-se com Maria de Lourdes Pagani Tomasson, com quem teve três filhos: Gilmar Luiz, José Henrique e Maria Laura. Em 1993, fundou (nas antigas instalações da Unilar) a Tomasson Móveis, hoje Tomasson Home Center. O empresário ainda foi presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) por dois mandatos (1998/2000 e 2008/2010), fez parte das diretorias da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Cacispar), da Sociedade Garantidora de Crédito do Sudoeste (SGC) e Agencia Regional de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná. Em 1988, foi fundador do Deacon (hoje o Procon); foi fundador e presidente da cooperativa Sicoob Vale do Iguaçu, do Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos, da Guarda Mirim, fundou a pastoral do batismo, foi cursilhista; ingressou no Rotary Club Dois Vizinhos Amizade em 2000, sendo presidente entre 2012 e 2013 e foi presidente do Conselho da Capela São Francisco de Assis, entre outras colaborações.

No dia 24 de novembro de 2021, ele participou do Programa Sete e Meia, na Rádio Educadora, e em entrevista ao jornalista Valdir Pagnoncelli (em memória) falou sobre o tratamento. “É uma luta diária, mas eu encaro isso como mais um desafio. Eu vejo que essa doença vem e nós não podemos ficar se abatendo, se jogar lá para um desespero porque eu não sei como as pessoas veem, mas quando recebem um diagnóstico de um linfoma, o câncer, as pessoas entram em parafuso. Eu acho que não, aí que você tem que mostrar tua personalidade, momento de espírito forte e ir para a luta, ir contra isso. Eu vejo assim, dificuldades, doenças, sempre vamos ter, uma ou outra, e hoje a medicina está tão avançada que sempre tem uma luz no fim do túnel. Eu nunca perco a esperança”, disse.

Ele falou sobre a importância de fazer os exames em dia. “Aqui vai um puxão de orelha. Nós, homens, não vamos fazer os exames que devemos fazer. Eu vou dizer por mim, que eu todo ano faço meu check-up geral e como eu descobri essa doença? Eu não tinha nada, estava bom, trabalhava o dia inteiro, comia de tudo, tudo certo, fui fazer o check-up com o Dr. Fabiano (Santiago) a parte do coração tudo certo e o colesterol estava um pouco alterado. Aí fui para Francisco Beltrão, no Dr. Márcio Schenato, e estava tudo certo, já estava tratando o colesterol e isso era no início de novembro (de 2020). Ele disse que pelo meu prontuário, até o final de 2021, eu teria que fazer uma endoscopia e colonoscopia. Ficamos conversando, eu pedi as requisições, fui fazer o exame e, para surpresa, apareceu no estômago”, conclui.

Fonte: Portal Educadora