URGENTE: Dois Vizinhos está oficialmente em epidemia de dengue

Com 161 casos confirmados e quatro pessoas internadas, cidade vive epidemia.

Image
  • 25 de Janeiro de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 1096

Dois Vizinhos enfrenta uma crescente ameaça com o aumento alarmante de casos de dengue, que persistem mesmo diante das intensas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Dois Vizinhos divulgou novo boletim com 206 notificações, 161 casos confirmados, 41 negativados, quatro pessoas hospitalizadas e quatro casos suspeitos que ainda aguardam confirmações. Os números colocam a cidade em situação de epidemia.

No início desta semana a diretora da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Nádia Zanella, esteve em Dois Vizinhos, onde participou da conversa e auxiliou na elaboração de ações para tentar conter a proliferação da doença. A situação mais complexa está nos bairros Vitória e São Francisco de Assis que tiveram um mutirão de limpeza na terça-feira, 23. Centenas de pessoas, incluindo agentes de combate a endemias (ACEs), demais secretarias da prefeitura e soldados da Polícia Militar participaram do ‘Dia D’. O Departamento de Trânsito emitiu comunicado informando que veículos em situação de abandono e sucatas estão sendo recolhidos.

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos alerta a população sobre os riscos, sintomas e cuidados necessários contra a dengue. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça e corpo, náuseas e, em casos graves, manchas vermelhas na pele, sangramentos e dores abdominais intensas. A Dengue hemorrágica é uma forma grave que demanda atenção médica imediata. O tratamento envolve acompanhamento médico, hidratação oral ou venosa, dependendo da fase da doença. A melhor forma de prevenção é eliminar focos de água parada, locais propícios à reprodução do mosquito. Evite acumular água em recipientes diversos, como latas, garrafas e pneus.

Fonte: Portal Educadora com assessoria