Evento, idealizado pela família rotária, movimentou Dois Vizinhos neste domingo, 28.
Foto: Portal Educadora
1674
No domingo, 28, aconteceu a 21ª edição do Dia do Vizinho promovida pela Família Rotária de Dois Vizinhos, através dos clubes Dois Vizinhos, Amizade e Integração, Associação Casa da Amizade, Rotaract Club e Interact Club, com o objetivo de fortalecer os laços entre os moradores da cidade, promovendo a interação e criando um sentimento de comunhão, convivência e familiaridade.
Foram 102 festas inscritas e, destas, mais de 40 no interior. Na casa da Juliane Bartniski, na comunidade de Toca da Onça, Linha Santa Cruz, a família acordou por volta das 4 horas da manhã, tirou leite e começou a preparar a confraternização. A ideia começou com o vizinho, Jair Rodrigues, há alguns anos. “A primeira festa foi na minha casa, já faz oito anos e daí começamos a sortear onde seria a próxima. Neste ano reunimos dez famílias, em torno de 35 pessoas”, disse Jair.
Severino Galvan, no Bairro Margada Galvan, sempre participa, mas neste ano resolveu ele mesmo organizar a confraternização. “Eu convidei a vizinhança, em torno de 15 pessoas. Já participei de outras edições. É um momento especial, de reunir os amigos, é muito bom”, destacou.
Jeferson Savicki, do bairro Nossa Senhora da Salete, reuniu os amigos. “É a primeira vez que estamos celebrando o Dia do Vizinho, ainda com pouca gente, mas nos próximos anos pretendemos fazer com mais gente”, disse.
O Dia do Vizinho surgiu em Dois Vizinhos há mais de 20 anos, quando um grupo de rotarianos foi até Concórdia, em Santa Catarina, conhecer o modelo da festa que acontecia lá. Desde então foram 21 edições da festa, que deixou de acontecer em 2021 e 2022 devido a pandemia de Coronavírus e foi retomada no ano passado.
Fonte: Portal Educadora