• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOÃO PAULO DOS SANTOS

Arrastão contra a dengue no Bairro Jardim da Colina, nesta quarta-feira

Ação contará com apoio de todas as secretarias, polícia e Bombeiros.

Image
  • 06 de Fevereiro de 2024
  • Foto: Assessoria/ arquivo

  • 766

A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, através da Vigilância Epidemiológica, vai realizar um arrastão contra a dengue nesta quarta-feira, 7, no Bairro Jardim da Colina, onde, neste momento, concentra-se o maior foco de confirmações da doença. A ação também já foi realizada nos bairros São Francisco de Assis e Vitória, que eram considerados pontos críticos. “Nestes dois bairros, tiramos 30 toneladas de lixo, além de 12 carros abandonados cheio de larvas. Fizemos arrastões no Vitória e São Francisco de Assis porque ali foi onde começou, onde tínhamos mais casos, já passamos de 400 casos positivos em um mês e pouco de 2024. A curva está crescendo muito rapidamente e precisamos cortar isso. Nesta quarta, 7, vamos ir para o Jardim da Colina que agora passou a ser nosso foco. Vamos fazer o arrastão lá com diversas secretarias, com a polícia, corpo de bombeiros porque precisamos de apoio. No último arrastão, paramos até na delegacia. Fomos retirar objetos em algumas casas que estavam fechadas e entramos no pátio e os proprietários não gostaram. Fomos parar na delegacia, mas estávamos respaldados e foi retirada muita coisa com água acumulada desses locais”, explicou a secretária de Saúde, Claudete Meurer.

“Os principais focos são os lixos (latinhas, tampinhas, plásticos), temos o problema com carros abandonados que estão largados em diversos pontos da cidade, acumulam água no farol, ou não tem vidro, são focos importantes e também temos as piscinas. Não é só gente pobre, baixa renda, é uma doença de todas as classes sociais. Tanto o pobre quanto o rico estão proporcionando ao mosquito sua desova e proliferação. Temos as cisternas que precisam de tratamento. Se chove, tem que ser tratada no outro dia, porque a água renova. As piscinas, no calor, estão com larvas. Se está assim no calor, imagina no inverno”, enfatizou ela.

A secretária destacou que o sistema de saúde está sobrecarregado em Dois Vizinhos devido ao grande número de pacientes sendo atendidos com dengue, inclusive, foram suspensos temporariamente os agendamentos de consultas regulares. “Além de fazer limpeza, temos que dar assistência ao paciente e isso está sobrecarregando a saúde. Não temos mais perna pra fazer tudo isso. Pedimos o apoio, limpem os quintais, tirem os entulhos, porque estamos respaldados a entrar em todos os locais para tirar objetos que acumulem água”, destacou.

Fonte: Portal Educadora