• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOÃO PAULO DOS SANTOS

Handebol: ADV Hand retoma as atividades nesta semana

A expectativa para este ano é de chegar mais uma vez nas decisões.

Image
  • 07 de Fevereiro de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 760

Em participação no Programa Rádio Esporte da Rádio Educadora FM, o professor e técnico da Associação de Handebol de Dois Vizinhos - ADVHand, Emerson Abati, falou sobre diversos assuntos relacionados ao handebol para a temporada. No ano de 2023, a equipe atingiu feitos inéditos, como comentou Emerson. “Foi um marco histórico ficar em terceiro lugar nos jogos abertos, conhecendo a estrutura dos 399 municípios do Paraná, é uma competição repleta de fases, diferente, dividida em etapas. Precisa de organização e planejamento”, disse.

No dia 03 de fevereiro, em Toledo (PR), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária, onde reuniu 33 clubes filiados, para discutir a temporada 2024. “Em Toledo aconteceu a assembleia extraordinária do handebol anualmente, é feita a prestação de contas, planejamento, bem como definido sedes de todas as etapas do paranaense em todas as categorias e naipes (mirim, infantil, e cadete sub18) agora será 1ª, 2ª, 3ª e 4ª divisão no masculino. No feminino são três divisões só. Temos o cronograma montado para o Campeonato Paranaense e para os Jogos Abertos temos assegurado a equipe na fase final pela colocação do último ano. Dessa forma, conseguimos estruturar bem a equipe para chegarmos consolidado na competição”, frisou Emerson.

Equipe para 2024 vai sofrer poucas alterações. “Os atletas também fazem parte da diretorial, alguns patrocinam, treinam, trabalham durante o dia, o handebol não é profissional, não temos rotina de treinamentos pré-definidas, mas existe uma organização, planejamento, temos um grupo com bastante atletas aqui, nem todos podendo treinar, muitos vinculado a estudo ou trabalho, mas organizamos o grupo como conseguimos com disponibilidade deles com academia e treinamentos. Todo dia matando um leão, tentando fazer diferente”, disse.

A busca por patrocínios também está bem alinhada. “Já conversamos com alguns empresários, sabemos que no começo do ano é bastante movimentado, a grande maioria já sinalizou que deve continuar conosco, mas já tivemos sinal positivo de outra empresa que pode vir, contatamos outras empresas que vão analisar e procuramos sempre pegar um patrocinador de cada ramo, já avançamos diversas conversas, precisamos de receita no início de março porque temos custo por etapas que começa dia 23 e 24 de março. A equipe, através da associação, tem essa credibilidade. Quem a gente procura trazer, sempre conseguimos cumprir o combinado. Não é nada exorbitante, mas sempre conseguimos auxiliar todos os atletas. No ano passado, captamos cerca de R$ 42 mil para o ano todo (alimentação, transporte e atletas). Temos a colaboração das taxas e transporte da prefeitura. Isso conseguimos fazer a temporada.

A expectativa para este ano é de chegar mais uma vez nas decisões. “Eu venho acreditando que sim. No ano passado jogamos com Maringá, tivemos um primeiro tempo onde terminamos empatados. No segundo tempo, faltou perna, sentimos mais que eles, um diferencial de uma equipe profissional e acabamos derrotados. No final da temporada, nos abertos, foi equilibrado. Foi um jogo até os 25 do segundo tempo com a gente vencendo por cinco bolas e total possibilidade de chegar na final. Estamos numa crescente, você jogar uma competição de primeira divisão é uma maneira de jogar, se for jogar segunda, terceira é outra e o atleta precisa criar casca, ganhar cancha, experiência, jogar bons jogos para jogar de igual para igual”.

A equipe volta as atividades nesta semana. “Estamos retomando os treinos as terças e quintas das 19h30 às 21h, ainda no Teodorico neste mês, mas temos um cronograma de início de campeonatos e a possibilidade é grande de migrarmos durante o municipal para o Cívico-militar junto com o diretor Jean Bordignon. De repente vamos direcionar para lá, a estrutura é boa e vamos procurar direcionar para lá. Em fevereiro no Teodorico e depois no cívico-militar. Aí queremos definir patrocinadores, apresentar os atletas, devemos renovar com todos do elenco, tivemos um ponta que deixou a equipe e foi para Cascavel, mas também teremos novidades”, finalizou.

Acompanhe a entrevista completa no link acima.

Fonte: Portal Educadora