De acordo com os dados disponibilizados através do portal bombeiros.pr.gov.br nos últimos 30 dias, somente em Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros já atendeu a pelo menos 14 ocorrências de incêndio à vegetação. Na maioria das vezes no perímetro urbano da cidade. A última ocorrência desse tipo, foi registrada na tarde desta segunda-feira (12), na rua Danilo Begnini, bairro São Francisco de Xavier.

Diferentes fatores podem levar a um incêndio à vegetação, inclusive uma simples bituca de cigarro lançada no mato seco ou até mesmo devido as altas temperaturas climáticas desta época do ano. Mas o principal motivo, ainda é o incêndio intencional e negligente, seja para fazer uma limpeza em determinada área ou simplesmente por prazer em atear fogo, nos casos de piromaníacos.

Além de destruir a vegetação nativa e matar muitos animais selvagens, um incêndio florestal também pode causar sérios prejuízos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas e de animais domésticos.

Vale ressaltar que provocar incêndio em vegetação é crime ambiental definido no Artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, com previsão de pena de reclusão de dois a quatro anos. As denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia 181 ou 190 da Polícia Militar.

Repórter Islan Roque/Portal Educadora




Últimas Notícias