Inauguração do trajeto de 162 km será em 2025.
Foto: Portal Educadora
1305
O projeto de implantação do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos está em andamento e prevê, até o dia 25 de junho de 2025, a inauguração de 30 marcos na cidade e no interior do município, além da construção de uma capela de pedras no centro da cidade (a expectativa é que a edificação fique na Travessa Dona Maria Piana, atrás do Supermercado Amigão – entre as paróquias Santo Antônio e Imaculada Conceição). Serão 162 quilômetros num caminho que promete ser o mais florido e gostoso do Brasil, já que os moradores estão sendo motivados a plantar flores e árvores frutíferas na beira da estrada. Todo um ecossistema está sendo montado para oferecer hospedagem e alimentação aos peregrinos de todo o mundo, o que também deve movimentar o comércio local. “Estou aqui desde 1985. Cheguei para trabalhar com o laboratório e hoje me sinto uma duovizinhense. Agora, eu abraço esse projeto com todas as forças e ele vai ser grandioso com toda a certeza”, disse Nádia Dalmora, que é uma das madrinhas do trecho urbano juntamente com Sirlei Talau e Loiri Fadanelli.
Ronaldo de Souza, um dos coordenadores do projeto, destacou as comunidades que serão contempladas. “O marco zero é a paróquia Santo Antônio de Pádua, a capela fica a cerca de 1 quilômetro, depois vem a paróquia Imaculada, passa pela capela do São Francisco Xavier, Santo Isidoro, São Roque, Quatro Irmãos, Alto Empossado, São Pedro do Sul, Santa Lúcia, Colônia Nova, São Valentim, Santa Maria, Santo Antônio (via Alto Bela Vista), de lá vai para Fazenda Mazurana, São Pedro do Bandeira, São Francisco do Bandeira, São José do Canoas, Santa Cruz, São Cristóvão, aí vem o marco da UTFPR, que é nossa parceira, depois vai para Volta Grande (via Santa Terezinha), aí vem o São Luiz do Chopim, volta pelo Jacutinga, Flor da Serra, Linha Benetti, São Pedro dos Poloneses, Linha Conrado, Nossa Senhora do Amparo, Linha Marília, Boa Vista do Chopim, Linha Tártari e retornamos ao marco zero”, explicou. Todos os marcos estão sendo sinalizados com apoio da Cresol e diversas caminhadas testes estão sendo realizadas.
Elcir Amadei, idealizador do projeto, fala sobre a expectativa que ele vive para o grande dia de lançamento do Caminho de Santiago de Dois Vizinhos. “No dia 24 de julho de 2025 a população toda vai estar na entrada de Dois Vizinhos recebendo os peregrinos, os turistas e todas as pessoas que estão sendo convidadas para estarem conosco aqui. No dia 25 de julho de 2025, dia de Santiago, por volta das 9h, 9h30, vamos sugerir ao nosso bispo e padres da cidade que a gente faça uma grande missa nas escadarias da Igreja como aconteceu em 1968 nas primeiras Missões Capuchinhas. Naquele dia não ficou ninguém em casa, vieram todos para a rua. Estamos convidando os padres Capuchinhas, padres Cavanis, padres Palotinos, Diocesanos estão sendo convidados para vir concelebrar essa grande missa. Esperamos 100 padres para celebrar essa missa”, conclui. Todos podem conhecer mais sobre o projeto no Instagram (@santiago_brasil_25).
Fonte: Portal Educadora