• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Moacir Luiz Gusso completa 40 anos de atuação como advogado

Além da atuação no meio jurídico, ele participou ativamente de diversas entidades.

Image
  • 23 de Fevereiro de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 965

O advogado Moacir Luiz Gusso completa, em 2024, 40 anos de atuação profissional em Dois Vizinhos e na região Sudoeste. O início da carreira no município foi no escritório do Jaime Guzzo, até iniciar o seu próprio escritório, a Advocacia Gusso, desde 1994. “A história do escritório se confunde com a minha. Quando comecei a fazer faculdade, eu queria ser promotor. Eu estudava com o Elizeu Dallagnol, que era irmão do Agenor Dallagnol, que foi promotor aqui e isso me inspirava. Eu trabalhava no Bamerindus, no final da década de 70 e fui transferido para Curitiba e o Elizeu foi comigo. Na década de 80, me tornei diretor do banco até que houve uma reestruturação e acabei saindo depois de 11 anos, quando já estava na Faculdade de Direito de Curitiba. Eu estava no terceiro semestre e o Jaime (Guzzo) me chamou para voltar a Dois Vizinhos. Eu acabei finalizando a formação na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), em 1983. Eu ficava 15 dias lá e 15 dias aqui. Trabalhei 10 anos com o Jaime, fundei meu escritório e vários profissionais destacados aqui de Dois Vizinhos iniciaram aqui comigo”, lembrou.

O escritório atende, atualmente, em toda a região Sudoeste e conta ainda com as advogadas Cristiane Pagnoncelli de Godoy, Pollyane Celi Gusso, Fernando Gusso Brassanini e Marcos Portaluppi. Além do escritório, Moacir Gusso é procurador concursado de São Jorge D’Oeste e advogado da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e 19 Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná.

Histórico

Natural de Dois Vizinhos, Dr. Moacir é filho de Ernesto Valentino Gusso e Gelci Lourdes Zandoná Gusso (em memória). É casado com Regina Celi Gusso e tem duas filhas: Dayane, que é médica, e Pollyane que também é advogada. Moacir cursou o primário no Colégio Duque de Caxias, os dois primeiros anos do ensino médio no Colégio de Dois Vizinhos e o terceirão no Colégio Camões em Curitiba. Iniciou como office boy no Bamerindus, se tornando diretor departamento de financiamentos de materiais de construção, vinculado ao Banco Nacional de Habitação (BNH). Iniciou a formação superior na Faculdade de Direito de Curitiba em 1982, transferindo para a Universidade São Francisco (USF), dos Padres Franciscanos, de Bragança Paulista (SP), em 1983. A experiência profissional é vasta e abrange atuação em órgãos públicos e empresas privadas. Foi advogado do Moinho da Lapa, atualmente BRF, entre 1985 e 1992, além de atuar nas câmaras de vereadores de Coronel Vivida, Dois Vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu. Assessorou juridicamente os municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Verê, Dois Vizinhos e, desde 2008, é o procurador jurídico de São Jorge D’Oeste concursado.

O advogado ainda tem atuação destacada na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), entidade que foi presidente (87/88) e assessor jurídico. Foi secretário do Esporte Clube Sete de Setembro na década de 80 e é membro fundador da Casa da Paz, além de ter presidido o Country Clube e o Rotary Clube Dois Vizinhos Amizade. Foi diretor da Guarda Mirim, da Casa da Paz e do Conselho da Comunidade da Paróquia Santo Antônio de Pádua. Participou da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) das subseções de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos e foi reconhecido, em muitas ocasiões, como advogado destaque em diversas pesquisas populares. Também recebeu reconhecido público pelo município e pela câmara de vereadores pela atuação destacada nos órgãos públicos e entidades.

Moacir Luiz Gusso tem três obras publicadas: o livro jurídico Alimentos que foi publicado em três edições, o livro Dano Moral Indenizável e o livro jurídico Dano Moral que conta com dois volumes e 1.240 páginas.

Fonte: Portal Educadora