Moacir Luiz Gusso completa 40 anos de atuação como advogado

Além da atuação no meio jurídico, ele participou ativamente de diversas entidades.

Image
  • 23 de Fevereiro de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 968

O advogado Moacir Luiz Gusso completa, em 2024, 40 anos de atuação profissional em Dois Vizinhos e na região Sudoeste. O início da carreira no município foi no escritório do Jaime Guzzo, até iniciar o seu próprio escritório, a Advocacia Gusso, desde 1994. “A história do escritório se confunde com a minha. Quando comecei a fazer faculdade, eu queria ser promotor. Eu estudava com o Elizeu Dallagnol, que era irmão do Agenor Dallagnol, que foi promotor aqui e isso me inspirava. Eu trabalhava no Bamerindus, no final da década de 70 e fui transferido para Curitiba e o Elizeu foi comigo. Na década de 80, me tornei diretor do banco até que houve uma reestruturação e acabei saindo depois de 11 anos, quando já estava na Faculdade de Direito de Curitiba. Eu estava no terceiro semestre e o Jaime (Guzzo) me chamou para voltar a Dois Vizinhos. Eu acabei finalizando a formação na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista (SP), em 1983. Eu ficava 15 dias lá e 15 dias aqui. Trabalhei 10 anos com o Jaime, fundei meu escritório e vários profissionais destacados aqui de Dois Vizinhos iniciaram aqui comigo”, lembrou.

O escritório atende, atualmente, em toda a região Sudoeste e conta ainda com as advogadas Cristiane Pagnoncelli de Godoy, Pollyane Celi Gusso, Fernando Gusso Brassanini e Marcos Portaluppi. Além do escritório, Moacir Gusso é procurador concursado de São Jorge D’Oeste e advogado da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e 19 Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná.

Histórico

Natural de Dois Vizinhos, Dr. Moacir é filho de Ernesto Valentino Gusso e Gelci Lourdes Zandoná Gusso (em memória). É casado com Regina Celi Gusso e tem duas filhas: Dayane, que é médica, e Pollyane que também é advogada. Moacir cursou o primário no Colégio Duque de Caxias, os dois primeiros anos do ensino médio no Colégio de Dois Vizinhos e o terceirão no Colégio Camões em Curitiba. Iniciou como office boy no Bamerindus, se tornando diretor departamento de financiamentos de materiais de construção, vinculado ao Banco Nacional de Habitação (BNH). Iniciou a formação superior na Faculdade de Direito de Curitiba em 1982, transferindo para a Universidade São Francisco (USF), dos Padres Franciscanos, de Bragança Paulista (SP), em 1983. A experiência profissional é vasta e abrange atuação em órgãos públicos e empresas privadas. Foi advogado do Moinho da Lapa, atualmente BRF, entre 1985 e 1992, além de atuar nas câmaras de vereadores de Coronel Vivida, Dois Vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu. Assessorou juridicamente os municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Verê, Dois Vizinhos e, desde 2008, é o procurador jurídico de São Jorge D’Oeste concursado.

O advogado ainda tem atuação destacada na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), entidade que foi presidente (87/88) e assessor jurídico. Foi secretário do Esporte Clube Sete de Setembro na década de 80 e é membro fundador da Casa da Paz, além de ter presidido o Country Clube e o Rotary Clube Dois Vizinhos Amizade. Foi diretor da Guarda Mirim, da Casa da Paz e do Conselho da Comunidade da Paróquia Santo Antônio de Pádua. Participou da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) das subseções de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos e foi reconhecido, em muitas ocasiões, como advogado destaque em diversas pesquisas populares. Também recebeu reconhecido público pelo município e pela câmara de vereadores pela atuação destacada nos órgãos públicos e entidades.

Moacir Luiz Gusso tem três obras publicadas: o livro jurídico Alimentos que foi publicado em três edições, o livro Dano Moral Indenizável e o livro jurídico Dano Moral que conta com dois volumes e 1.240 páginas.

Fonte: Portal Educadora