Hospital do Gazzalle está sendo demolido

Casa de saúde histórica no município e do Sudoeste estava tomada por cupins e precisou ser demolida.

Image
  • 23 de Fevereiro de 2024
  • Arthur e Guajará em frente ao hospital. Arthur é casado com Anajara e proprietário do espaço.

  • 2147

Na manhã desta sexta-feira, 23, a família Gazzalle iniciou a demolição do Hospital Policlínica Santo Antônio (conhecido como Hospital Gazzalle) em Dois Vizinhos. O espaço foi inaugurado em 1959 e foi referência para o Sudoeste do Paraná em atendimentos de saúde. A demolição foi necessária já que o casarão de madeira estava condenado e tomado por cupins. “Trabalhamos com uma opinião uníssona dentro da família. É um ponto, uma passagem do tempo, um passo após o outro e esse é, de fato, um momento histórico. Já esclareço que o tombamento ficou inviável porque, quando ele veio à tona, existia um tempo muito curto de existência desse prédio, pois ele já estava comprometido. Nenhuma seguradora se responsabiliza por um prédio de madeira pura, ressequida, com 70 anos de idade. Isso compromete o trânsito humano dentro da estrutura, então, não existia motivo para tombar se o prédio, em si, viria abaixo dentro em breve. Não teria lógica fazer esse tombamento. Tem muitos cupins, uma viga grossa parece resistente, mas com cupim fica oca e esse e outros vários fatores fizeram com que o tombamento histórico não fosse uma opção”, disse Guajará Gazzalle em entrevista exclusiva para a Rádio Educadora FM.

Ele destacou que essa é uma nova fase. “É o final de uma era para começar outra. Assim como foi a Cinelândia, no centro de Dois Vizinhos, essa estrutura permaneceu aqui de 1959 até 2024 e foi o primeiro hospital do município, com o primeiro médico residente e agora está na fase de sua conclusão. Existe uma necessidade estrutural desse espaço ser demolido. A estrutura é de madeira, está comprometida pela natureza e pelos cupins. Fizemos várias analises técnicas, tentamos preservar o máximo possível, mas não foi viável”, lamentou.

Os equipamentos serão levados para um local e, em breve, deverá ser criado um memorial para o Dr. Guajará Jesus da Cruz Gazzalle (em memória). “Esses equipamentos atenderam dezenas de milhares de pessoas enquanto o pai clinicou e operou. Nós vamos, com certeza, preservar para fazer um memorial em algum local apropriado com essas máquinas e objetos. Temos placas, materiais de escritório, a farmacinha, tudo que foi utilizado durante esse período. Temos o primeiro raio-x da região Sudoeste, equipamentos da primeira maternidade da região, as camas cirúrgicas, todos equipamentos dos anos 50, 60 e 70, preservando para esse memorial”.

Investimentos serão feitos nesse local pensando na evolução de Dois Vizinhos. “Os quatro filhos (Luiz Orlando, Guajará, Anajara e Leonardo) absorveram esse pensamento do nosso pai e tentamos, constantemente, nos recriar, inovar, estar na vanguarda. Na verdade, isso é uma coisa que não só o meu pai, como outros pioneiros, passaram aos seus filhos que amam essa terra e sempre buscam o melhor e, por isso, vamos ter novidades importantes aqui”, conclui.

Veja o vídeo com a entrevista clicando aqui

Fonte: Portal Educadora