Em 90 dias, aeródromo Pró-Caxias terá documentação concluída

Limpeza do terreno será finalizada ainda nesta semana.

Image
  • 13 de Março de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 875

Na tarde de terça-feira, 12, no gabinete do prefeito Carlinhos Turatto autoridades de Dois Vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu se reuniram para discutir os próximos passos para a liberação do Aeródromo Regional Pró-Caxias em Cruzeiro do Iguaçu. Ainda nesta semana serão concluídos os serviços de limpeza do terreno. Ficou definido ainda que nos próximos dias a Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu vai encaminhar um Projeto de Lei ao legislativo para que o poder público realize os serviços de pintura da pista de pouso, construção de cercas e outros pequenos serviços. “Aqui foram dados os passos finais para a reativação. Foi discutida a pintura, cercamento e a lavagem do asfalto. O maquinário já está lá trabalhando na limpeza e as coisas estão andando. Nosso desejo é que esteja tudo concluído até o primeiro semestre de 2025. O poder público, privado e a sociedade estão dando as mãos porque será um divisor de águas na nossa região. Acredito que, após esta reunião de alinhamento, as coisas vão acontecer mais rápido. Começamos em poucos empresários e empresas, mas agora, tornando-se realidade, eu convoco os demais empresários da região para que participem deste que é um momento histórico para a nossa região. A médio e a longo prazo, a população vai começar a perceber a ampliação da geração de emprego e renda porque uma logística dessa atrai empresas para a região, além disso, tem a questão de saúde, colocando aviões à disposição para atendimento de emergência e o último passo, quiçá lá pra frente, é ter voos comerciais, mas vamos no primeiro passo porque o desenvolvimento vai começar a partir do momento que liberarmos esta pista”, disse o diretor técnico da Foz do Chopim Energética, Sérgio Cequinel, que foi quem liderou o movimento pela reativação do espaço.

DOCUMENTAÇÃO

Em cerca de 90 dias, a parte burocrática estará concluída. “Já está todo protocolado e são basicamente duas fases: a primeira é o DECEA, que é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, onde é feita a publicação de todo o projeto e tudo o que precisa, eles fazem a liberação do espaço, vão autorizar aeronaves a pousarem e decolarem, a questão de aerovias, tudo o que possa influenciar o aeroporto. No DECEA já está protocolado desde o dia 15 de novembro e, pelos prazos, já deveria estar liberado, porém, diante do recesso de final, acredito que até final deste mês saia. Depois é só fazer a inscrição na ANAC, que é a Agência Nacional de Aviação Civil, onde oficialmente vai virar um aeródromo. Após entrar na ANAC, a inscrição sairá em 60 dias. Então, acredito que no mais tardar até a metade do ano já estará tudo liberado”, destacou o empresário, Marcos Mocelin.

ASFALTO DE ACESSO

Durante a reunião, também foi discutido o projeto do asfalto que vai ligar a rodovia PR-473 até o aeroporto, utilizando como base o calçamento já existente. “O momento agora é unir forças entre todos os membros do Pró-Caxias e os deputados estaduais e federais que representam esses municípios para juntos, lá no Governo do Estado, em audiência com os secretários de Estado ou quem sabe com o governador, pleitear os recursos para este acesso pavimentado com asfalto da rodovia até no aeroporto. Não adianta nós brigarmos para ter um aeroporto, que venham empresários ou lideranças e não tenhamos uma boa estrada de acesso. Temos que trabalhar em algumas frentes: uma frente burocrática liberando a parte documental em Brasília nos órgãos competentes, que o Paulo Litro tem feito isso; em Curitiba, com o apoio dos deputados estaduais, pelo recurso pro asfalto de acesso; e o Pró-Caxias junto com a Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu, fazer a infraestrutura mínima necessária. Os engenheiros da Prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu já têm um pré-projeto do asfalto de acesso, nós já nos reunimos com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, com o primeiro secretário, Alexandre Cury e com o deputado estadual Adão Litro. Eles se disponibilizaram a ajudar a buscar esses recursos junto ao Governo do Estado. O valor exato não temos ainda porque o pré-projeto era de um ano atrás, então agora os engenheiros vão atualizar as planilhas, depois vamos protocolar oficialmente no Governo do Estado e, após isso, vamos marcar uma audiência com o governo para conseguir recursos para o asfalto, acredito que é possível ainda neste ano”, disse o secretário geral de governo da Prefeitura de Dois Vizinhos, Nilton de Almeida, que está à frente do projeto de liberação.

LEI ELEITORAL

Por fim, também foi informado que o responsável por acompanhar o projeto, secretário geral de governo da Prefeitura de Dois Vizinhos, Nilton de Almeida, irá licenciar-se em virtude do período eleitoral e nos próximos dias será definido um novo nome para estar à frente do projeto. “O prefeito Carlinhos, quando assumiu a presidência do Consórcio Pró-Caxias, me pediu para estar à frente deste projeto. De lá para cá, foram três viagens à Brasília, estivemos em Curitiba nos órgãos competentes, viabilizamos a licença ambiental, foram inúmeras reuniões para chegar até aqui. A lei eleitoral exige um período de afastamento em virtude das eleições e, para atender estes requisitos, no final deste mês eu vou me afastar da função de secretário geral de governo da Prefeitura de Dois Vizinhos, mas nosso apoio vai continuar como empresário, mas alguém da parte pública, seja um servidor ou secretário indicado, vai assumir por parte do Pró-Caxias”, explicou Nilton.

Fonte: Portal Educadora