Apesar do aumento de casos, número de pessoas hospitalizadas diminiu nas últimas 24 horas.
Foto: divulgação
758
A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos divulgou novo boletim da dengue na tarde de quarta-feira, 13. O município registrou 107 novos casos em 24 horas, totalizando 2966. O número de pessoas hospitalizadas diminuiu, na terça-feira eram 14 e no dia seguinte caiu para dez. Eram oito suspeitos, 66 negativos e um óbito confirmado, de um senhor de 72 anos, que possuía comorbidades e faleceu no dia 9 de fevereiro.
DIAGNÓSTICO POR SINTOMAS
Desde o início de fevereiro, a secretaria de saúde de Dois Vizinhos adotou medidas para identificar casos leves de dengue com base nos sintomas, seguindo protocolo do Ministério da Saúde e restringindo a coleta de sangue a gestantes e pacientes hospitalizados. A definição de caso suspeito inclui pessoas que vivem em áreas onde se registram casos de dengue (ou presença do mosquito aedes aegypti).
Os suspeitos são aqueles que apresentam febre e outros dois sintomas. Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente de área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem foco de infecção aparente. A secretaria de saúde informou que essa medida busca otimizar os recursos e priorizar o atendimento aos casos mais graves.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Janino Mattos Hablich, no Bairro Sagrada Família é responsável por receber todas as pessoas que apresentam sintomas da doença.
FUMACÊ
Todos os dias, em dois períodos (entre 5h e 9h30 e entre 17h e 20h), está sendo aplicado o fumacê, uma ação de controle químico vetorial que combate o mosquito alado (os que estão voando no ambiente). A aplicação depende das condições climáticas. Quando o veículo está passando, a população é orientada a manter portas e janelas abertas, bem como proteger animais de estimação como cachorros e gatos, além de pássaros e abelhas. Também se recomenda a proteção de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou alérgicos.
DRONES AGRÍCOLAS CONTRA A DENGUE
Um drone agrícola é a nova arma de Dois Vizinhos contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Na tarde desta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde iniciou uma aplicação aérea de biolarvicida para combater o mosquito. Segundo o Diretor da Saúde, Rafael Dutra, o larvicida utilizado é aprovado pela Organização Mundial de Saúde e não oferece qualquer tipo de risco à saúde humana ou de animais incluindo abelhas e outros polinizadores. “O produto age em recipientes que contenham água parada e especificamente sobre larvas dos mosquitos da dengue, pernilongo comum e borrachudos. Permanece ativo no ambiente por 30 dias. Durante a aplicação os moradores devem evitar ficar diretamente expostos ao produto que está sendo aplicado e não deixar alimentos ou bebidas expostos. Após a aplicação, lavar frutas e verduras antes de consumi-las”, explicou Rafael.
Fonte: Portal Educadora