Modernização do trecho receberá 9,1 quilômetros de terceiras faixas.
Foto: Ari Dias/AEN
880
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (14) a autorização para a licitação das obras de modernização das rodovias PR-180 e PR-281, entre os municípios de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, na região Sudoeste do Estado. O objetivo é dar mais segurança aos motoristas e atender ao aumento no fluxo de veículos da região.
A assinatura aconteceu durante a visita de Ratinho Junior à 31ª edição da Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel). O evento reúne as principais empresas da região ligadas aos setores agroindustrial e comercial.
"Estamos autorizando aqui a licitação para contratar a empresa que vai modernizar esta importante ligação entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos. A estrada atual foi construída há mais de 30 anos e não suporta mais o atual fluxo de caminhões e veículos leves. O Sudoeste se desenvolveu muito e precisamos fazer esta melhoria para atender este movimento”, afirmou o governador.
A reforma prevê a recuperação do pavimento em todo o trecho, em uma extensão de 40,82 quilômetros de estradas, além da implementação de terceiras faixas em parte do percurso, ao longo de 9,1 quilômetros.
A estrada é uma importante conexão entre cidades da região Sudoeste com o Oeste, onde estão instaladas diversas empresas do agronegócio, ligadas principalmente à produção de alimentos.
“Este trajeto é uma artéria importante para o escoamento da produção da região, além de ser uma via fundamental para a ligação entre os produtores de grãos e os produtores de proteína animal do Paraná, que são alguns dos maiores do Brasil”, afirmou Ratinho Junior.
OBRAS
O objetivo da obra é modernizar a via para o fluxo atual de caminhões pesados que trafegam na região, somado ao aumento no movimento de veículos leves que se deslocam diariamente entre as cidades.
Por isso, além das terceiras faixas e do fortalecimento do pavimento, também serão implementados acostamentos e nova sinalização ao longo de todo o trecho, dando mais segurança a quem trafegar pelo trajeto.
“São intervenções que modernizam o trajeto, que melhoram a pista e contribuem para a mobilidade e para a logística, pois diminuem os custos de produção e, principalmente, para a segurança viária, salvando vidas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A estimativa é que, após a licitação, a empresa vencedora elabore o projeto executivo da obra em até 180 dias e, com o projeto finalizado, execute a reforma em 540 dias.
Fonte: AEN