• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Dois Vizinhos chega 3,5 mil casos de dengue e 13 hospitalizados

A média de crescimento tem sido superior a 100 casos por dia.

Image
  • 20 de Março de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 667

A secretaria de saúde de Dois Vizinhos atualizou, na tarde de terça-feira, 19, os números da dengue no município. Ao todo, o número de pacientes já acometidos pela doença chegou a 3.513, sendo 13 pessoas estão se recuperando em hospitais. Foram ainda 70 exames negativos, 19 casos ainda aguardam resultados e o município já confirmou, em fevereiro, um óbito pela evolução da doença. O ano tem sido difícil no enfrentamento da doença: no início de 2024, eram apenas seis casos confirmados sendo que na primeira semana de janeiro foram confirmados 22 casos e, depois disso, os números não pararam de crescer – a média atual supera os 100 casos por dia.

Desde o início de fevereiro, a secretaria de saúde de Dois Vizinhos adotou medidas para identificar casos leves de dengue com base nos sintomas, seguindo protocolo do Ministério da Saúde e restringindo a coleta de sangue a gestantes e pacientes hospitalizados. A definição de caso suspeito inclui pessoas que vivem em áreas onde se registram casos de dengue (ou presença do mosquito aedes aegypti) e que apresentam febre e outros dois sintomas. Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente de área com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem foco de infecção aparente. A secretaria de saúde informou que essa medida busca otimizar os recursos e priorizar o atendimento aos casos mais graves. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Janino Mattos Hablich, no Bairro Sagrada Família é responsável por receber todas as pessoas que apresentam sintomas da doença.

Entre as ações que foram pensadas para tentar conter a proliferação do mosquito estão o fumacê, que busca matar o mosquito alado (que estão voando no ambiente) e a utilização de drones agrícolas com um biolarvicida para combater as larvas do mosquito. A prefeitura tem realizado diversos arrastões para motivar a população a fazer a limpeza dos seus terrenos.

Fonte: Portal Educadora