O prefeito Carlinhos Turatto (PP) é pré-candidato a reeleição e não abre mão de ter Nery Maria (PL) como vice, o que desagrada a família Litro.
Foto: Reprodução YouTube
2691
Em participação no Programa Sete e Meia desta sexta-feira, 22, o deputado federal Paulo Litro (PSD) escancarou a ruptura do seu grupo político com o prefeito Carlinhos Turatto (PP), o que pode gerar mudanças na disputa para o executivo em 2024. “Isso está ocorrendo porque o prefeito Carlinhos Turatto (PP) esteve aqui na Rádio Educadora e citou que seu candidato a vice é o Nery Maria (PL) e não tem conversa. Ele fala isso aos quatro cantos. Nós tínhamos um combinado com o prefeito que questão de escolha de vice seria somente na convenção partidária que deve ocorrer em junho e julho, mas toda vez que falávamos desse assunto, o Carlinhos vinha para a rádio e citava que o vice era o Nery e ele não abria mão. Em nenhum momento cogitamos em não apoiar o Carlinhos, só queríamos a oportunidade de indicar o vice. Ele tomou uma decisão sozinho, sem conversar com o grupo, nos desprestigiou nesse momento de escolha, até porque a gente é dessa cidade, temos deputado estadual e federal e construímos uma história em Dois Vizinhos”, resumiu o deputado.
Ele falou sobre a ruptura com a família Vermelho. “É bom esclarecer a população Por que não vamos com o Nery Maria? Começamos lá em 2018 quando o Vermelho (PL) resolveu ser candidato a deputado federal depois de duas tentativas para deputado estadual. Tínhamos uma grande amizade e começamos a organizar dobradas. Naquele momento, as dobradas que organizamos com lideranças, conseguimos ajudar o Vermelho a se eleger. Em 2020, veio a candidatura de Carlinhos Turatto que, depois de perder 2016 e, naquele formato, começamos a cogitar o nome do Nery Maria de vice. Eu tinha certa resistência porque ele morava e ainda mora no Salto do Lontra, mas naquele momento, acatamos a ideia, no entendimento de grupo, até pelo formato de trabalho que tínhamos com o Vermelho, de eu continuar estadual e ele federal, fazendo esse trabalho em parceria ajudando Dois Vizinhos. Passa a eleição de prefeito, o Vermelho lançou seu filho (Matheus) candidato a deputado estadual e começa a ir em cima das lideranças que apresentamos para ele na campanha de 2018 tentando tirar elas do nosso grupo. Nesse momento, essas lideranças começaram a pedir para que eu fosse a federal e, resolvemos assim e, em 2022, nossos adversários nos atacaram, criaram fake News, quiseram acabar com a nossa imagem, fizeram denúncias infundadas no Ministério Público que hoje estão arquivadas, então, se criou um ambiente que não temos como dar continuidade a essa parceria. Não sou inimigo do Nery, do Vermelho, sento e converso com eles, mas questão política, não apoio o Nery como vice”, explicou.
O deputado também falou sobre a parceria que dura mais de 30 anos entre a família Litro e o prefeito Carlinhos Turatto. “Quem troca uma amizade, lealdade de 30 anos, por uma pessoa que chega agora e mora no Salto do Lontra? Essa é a pergunta que faço para o Carlinhos. Temos dois deputados da cidade, um estadual e federal, que ele ajudou a eleger, construir essa história, que trouxeram nos últimos anos R$ 150 milhões. Falam que o Carlinhos tá bem, tem aprovação alta, mas claro, tem deputados que pensam em Dois Vizinhos e colocam recursos aqui. A gente quer buscar entender porque ele vem aqui na rádio e falta com a verdade com a população falando que a gente quer impor, falando em coronelismo, é uma falta de respeito que ele está fazendo conosco. Quem quis impor o Nery Maria é ele. Quem está passando, lugar por lugar, e impondo o nome é ele. Ele não discutiu com o grupo a questão do vice”, completou.
Nomes
Ele destacou que o PSD tem nomes de pré-candidatos a prefeito. “Estamos cogitando o nome do Luiz Fernandes ‘Litro’ e também do Juninho Ventura como pré-candidato a prefeito. Temos que criar novas lideranças, o Juninho é preparado, jovem, centrado, que cresceu no meio político. Cogitamos esses nomes, mas até o presente momento não abrimos conversa com outros partidos porque nosso objetivo foi sempre estar junto com o Carlinhos Turatto. Quem está fechando as portas para nós é o Carlinhos, o grupo raiz dele não tem oportunidade de discutir o vice e se ele não muda, não temos o que fazer, que ele tá fechado, vamos começar a buscar nosso espaço. Vale lembrar que o objetivo do governador Ratinho Júnior é ter o PSD na cabeça de chapa, é um pedido do Gilberto Kassab e, por isso, queremos lançar candidato na majoritária”, completa.
As parcerias podem ser realizadas com todos os partidos. “Tudo é hipótese. Temos que sentar, conversar com o nosso grupo, a porta parece estar fechada, o Carlinhos já tomou a decisão, então temos que conversar. Nós, historicamente, fomos contra o PT aqui em Dois vizinhos e também em nível federal, mas o conversamos com membros do partido, o Mauri Ferreira dos Santos, que é o vice-presidente, temos boa relação, independente de questão política. Eles têm uma visão política ideológica, eles outra, mas nada impede de sentarmos e conversar. Temos boas conversas, bons relacionamentos com o Sandro Brunn (MDB), como Cledemir Mezzomo (MDB) e o próprio ex-prefeito Raul Isotton (MDB), com quem sempre tivemos respeito mútuo. Até com o grupo do Corti (PSB) temos boa relação, então, a partir desse momento, vamos começar a pensar, como grupo, com quem vamos coligar”, conclui.
Fonte: Portal Educadora