• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Amsop recebe Fórum Regional da Indústria sobre política industrial no Paraná

Objetivo foi discutir a elaboração de uma política industrial no estado.

Image
  • 25 de Março de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 709

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, na sexta-feira, 22, o Fórum Regional da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), para a elaboração de uma política industrial no estado e, também, abrir diálogos permanentes com a comunidade industrial da região.

O presidente da Amsop e prefeito de Pranchita, Eloir Lange, relacionou o fórum com o desenvolvimento industrial em municípios da região. "Nós temos, na Carta do Sudoeste da Amsop, um dos tópicos que trata sobre o desenvolvimento da indústria aqui na nossa região. E, todos os municípios estão percebendo que nós temos um potencial muito forte para atrair indústrias. Por exemplo, no meu município, Pranchita, nós temos 18 empresas que fabricam pulverizadores, vendem para todo o Brasil, Paraguai e Uruguai, e, geram em torno de 400 empregos", exemplificou Lange.

A última edição da Carta do Sudoeste, documento elaborado pela Amsop com as principais reivindicações da região há mais de 20 anos, apresenta como demandas, no tópico "Programa de Desenvolvimento e Industrialização", o incentivo à instalação de parques industriais nos municípios; criação e ampliação de pólos tecnológicos no sudoeste; estimular o processo de incubação de novas empresas; apoio para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas através de compras governamentais; e o investimento da Copel na modernização e ampliação da rede, através dos programas Paraná Trifásico e Rede Elétrica Inteligente.

De acordo com o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, "o grande objetivo do fórum é envolver toda a sociedade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria. E, ainda, mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios".

Na ocasião, também foi apresentado um perfil da indústria no sudoeste, com reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas, como formação de mão-de-obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros, também esteve presente, e apresentou um panorama dos grandes investimentos industriais que o Estado tem atraído, bem como, os investimentos do governo do Paraná em infraestrutura e logística, sobretudo, em portos, rodovias e ferrovias.

"O governo do Estado trabalha em uma lógica de desenvolver a todos os municípios. E, aqui, na região sudoeste, teve um grande crescimento econômico, acima da média do Paraná, por isso, nós precisamos criar, em conjunto com as prefeituras, o melhor clima de desenvolvimento econômico aqui na região", destacou Ricardo Barros.

Sobre a Nova Ferroeste, que deverá ter um ramal no sudoeste para ligar Cascavel e Chapecó (SC), o secretário Ricardo Barros afirmou que o governador Ratinho Junior estará em Dubai, no próximo mês, para captar R$ 50 bilhões junto a fundos árabes ao projeto da ferrovia, que, conforme Barros, está "bem adiantado, finalizando a licença ambiental".

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Amsop e prefeito de Pranchita, Eloir Lange, presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros, deputados estaduais Adão Litro, Luís Corti e Wilmar Reichembach, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Edilberto Minsk, superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Tupy Prolo e o vice-presidente da Fiep, Edgar Behne.

Fonte: Amsop