Câmara arquiva projeto que aumentaria número de vereadores em Dois Vizinhos

Vereadores entederam que aumento de parlamentares não apresentaria ganhos significativos para a população.

Image
  • 27 de Março de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 1247

A mesa diretora interina do Poder Legislativo de Dois Vizinhos arquivou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal número 003/2023 que aumentaria o número de Vereadores no município, de 11 para 13.

O número de cadeiras no Legislativo é proporcional ao número de habitantes de cada município e está previsto na Constituição Federal, que permite que municípios entre 30 mil e 50 mil habitantes, tenham ‘ATÉ’ 13 parlamentares.

A Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná – Acamsop, apresentou um posicionamento em defesa da alteração, em setembro de 2023. No Sudoeste, dos 42 municípios, 12 podem aumentar suas cadeiras legislativas, depois que o censo estabeleceu o novo número de habitantes. Em algumas Câmaras da região projetos que tratam do tema chegaram a ser protocolados, porém, no caso de Dois Vizinhos, não recebeu apoio popular e nem mesmo dos parlamentares.

O presidente interino, Irival Di Domenico, o Kike, falou sobre a decisão. “Estou à frente do Poder Legislativo por alguns dias como presidente em exercício, o qual quero buscar uma gestão organizada, que entregue valor e credibilidade para a nossa população. Os duovizinhenses precisam confiar e acreditar no trabalho desempenhado pelos vereadores e ter a certeza de que o foco está em buscar o melhor para a nossa população. Precisamos de uma Casa de Leis distinta, respeitada e que execute os trabalhos com base na integridade, pautada na confiança de nossos eleitores. Precisa seguir não apenas as leis, mas também os princípios de ordem, que direcionam suas decisões para um bem comum. Tendo essa visão muito clara de mudança na Câmara de Vereadores a partir deste momento, na última sexta-feira, 22, nos reunimos na sala de reuniões do legislativo, junto com a mesa diretora que é composta pelos vereadores Chico Peretto (1º secretário) e Bino Lorenzett (2º secretário), também estiveram naquele momento os vereadores Cledemir Mezzomo e Carlos Mangini, onde discutimos o projeto de lei 003/2023 que tem como objetivo o aumento no número de vereadores a serem eleitos para atuar a partir da próxima legislatura. É de conhecimento de toda a população que essa casa de leis conta com empenho e dedicação dos vereadores, aumentar este número em mais duas cadeiras não representará ganhos significativos para a nossa população neste momento, além de tudo, inflacionará ainda mais os gastos mensais da Câmara de Vereadores. Então, juntos, optamos pelo arquivamento deste projeto”, disse Kike.

HOMENAGENS

No próximo dia 5 de abril, no Centro Cultural Arte e Vida, às 18h30, o poder legislativo de Dois Vizinhos fará a entrega de Títulos de Cidadão Honorário para Adelino Francisco Nicareta, Antonio Alff, Candido Roberto Ferreira Scholl, Paulo Nicanor Romani, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Eneloi Terezinha Pijack, Valter Altair Izoton e Moacir Luiz Gusso. Também receberá a homenagem, em outra oportunidade, o empresário Donato Acordi. “A Câmara está passando por mudanças. Na primeira semana de abril faremos a entrega de títulos de cidadão honorário para dez pessoas que fizeram e ainda fazem história em Dois Vizinhos, que destinaram as suas vidas a contribuir significativamente para o avanço e melhorias na nossa cidade. Essa Casa de Leis valoriza e presta homenagens a essas dez pessoas”, convidou Kike.

CONVITE

Ele ainda pediu que os duovizinhenses acompanhem os trabalhos do legislativo. “Gostaria de destacar que a Câmara de Vereadores está aberta à toda a população. Quero ainda convida-los a participar de nossas sessões que acontecem todas as segundas-feiras, às 19h30”, finalizou o presidente interino.

Fonte: Portal Educadora