Grupo Latreille comemora 45 anos de atividades

O grupo conta com três unidades fabris, quase 600 colaboradores e uma produção de 1 milhão de peças por ano para quatro marcas. São ainda nove lojas próprias.

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  • 27 de Março de 2024
  • Foto: Assessoria

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O Grupo Latreille está com ações especiais durante essa semana para celebrar os 45 anos de atividades. Fundado em 1979, por Erminia Maria Latreille (em memória) e seus irmãos, a indústria de jeans sempre buscou inovações no mercado sem deixar de lado o padrão de qualidade e a preocupação com o meio ambiente.

Atualmente, o grupo trabalha com quatro marcas: Latreille, L. Seven, Oposição e Urban Joy em três unidades fabris (Dois Vizinhos, São Jorge D’Oeste e Cruzeiro do Iguaçu). Diariamente, são produzidas 3,2 mil peças, sendo que a capacidade instalada pode chegar a 6 mil peças. Para isso, são cerca de 500 colaboradores trabalhando para atender 5 mil clientes lojistas no Brasil e no Paraguai, além de nove lojas próprias no Sudoeste e Centro Sul do Paraná. “Sempre que fazemos 45 anos, nos pedem dos próximos 45, mas não estamos pensando tão longe. Agora, estamos focados em como vamos chegar aos 50 anos. A cultura e o produto estão mudando e o que fazemos hoje, talvez, daqui a cinco anos não vai servir para nada. Procuramos a inovação, vamos mexer em estrutura física, automatizar a empresa e buscar ser mais competitivos. Temos que melhorar o produto, atender melhor e conseguir oferecer o que os clientes querem”, destacou Cláudio Latreille, diretor da empresa.

O diretor fez agradecimentos. “Temos vários parceiros, sejam fornecedores de matéria prima, de equipamentos, os municípios onde estamos instalados, tudo isso nos deu força e vida para seguirmos nossa trajetória. Principalmente, temos que agradecer nossos colaboradores, pois são 45 anos de trabalho, passou tanta gente na nossa empresa que nem consigo mensurar. Eles fazem acontecer a história da Latreille. Nosso muito obrigado de coração também aos empresários e amigos que fizeram esses 45 anos sair do papel”, completou.

Desafios

Cláudio ressaltou a dificuldade de encontrar mão de obra e, por isso, a empresa vai precisar automatizar processos. “Nosso principal gargalo são pessoas, como arrumar, treinar, porque o mercado está aquecido e a população brasileira está envelhecendo e isso aumenta as dificuldades de encontrar pessoas para trabalhar. Nós também conversamos muito, na família, sobre a trajetória da empresa. Como começou, como as coisas aconteceram e a sucessão. Como vamos fazer acontecer? Essa é a nossa grande preocupação e, com bastante trabalho, temos certeza que vamos tirar de letra”, completou Cláudio.

A inovação já faz parte da história da marca. “Temos um aparato de limpeza e tratamento de água que foi pioneiro na produção do jeans. É um trabalho árduo para deixar a água nos parâmetros da lavanderia e a descarga também é tratada por bactérias boas ao meio ambiente que consomem o tecido e vira uma água limpa. Os parâmetros da água descartada são melhores do que quando entram. Sempre estamos focados em sustentabilidade e fomos pioneiros no desenvolvimento dessa lavanderia sustentável, utilizando a nebulização, não utilizando mais água no estado líquido e isso reduz até 80% do consumo de água. Antes, uma calça jeans consumia 55, 60 litros de água e hoje é 10, 12 litros deixando o jeans com a mesma cara e muito menos água. Fomos pioneiros com o nosso fornecedor, fomos modelo para desenvolver esse projeto pela estrutura e know-how”, explicou Luiz Cláudio Latreille, que é responsável pelas lojas físicas do grupo

Outros setores também estão sendo informatizados. “Hoje, nossa parte de análise de crédito está em inteligência artificial. Já estamos nesse mundo, a cobrança está toda automatizada, ou seja, são ações pensadas no futuro. Temos a automação do processo, reduzir movimentos das pessoas e isso está no planejamento e vai ser feito conforme as disponibilidades”, completou Luiz.

Fonte: Portal Educadora