Na manhã desta quarta-feira, 27, o empresário Donato Acordi recebeu, em sessão solene na Câmara de Vereadores, o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos relevantes serviços em prol da comunidade. “Eu havia preparado um discurso, mas queria simplesmente, nesse momento, agradecer a indicação, a honraria que foi concedida. É motivo de muito orgulho para mim e, se estou sendo homenageado hoje, não é somente pelas minhas ações que me trouxeram até aqui. Eu devo muito a todos que aqui viveram, especialmente, aos meus ascendentes e a família da minha esposa. Trilhamos muitos passos e, hoje, talvez, eu seja mais conhecido em Dois Vizinhos justamente pela Accord Iluminação, por isso, preciso agradecer os meus cunhados que sonharam conosco o sonho que a Ivete tinha desde que começamos a namorar. Eu me emociono sempre que conto essa história, porque quando começamos nosso relacionamento, ela já desenhava a fábrica que teria em Dois Vizinhos com seus irmãos. Foi um sonho muito bonito e, desde que ela compartilhou, todos concordaram em vir para cá, pois moravam em Curitiba e aqui construímos as Accord Iluminação”, lembrou o homenageado.

Ele falou sobre os desafios de ser empresário no Brasil. “Diariamente, vencemos muitos desafios. Nos preocupamos se vai chegar pedido, se o colaborador vai trabalhar, se a produção vai dar conta, se as normas, que são milhares, estão sendo atendidas. É Imposto de Renda, contribuição social, PIS, COFINS, legislação ambiental, trabalhista, segurança do trabalho, então, empreender é um desafio extremamente grande e, quando falamos da nossa empresa, que conta com showroom no Brasil e no exterior, a impressão que dá é que é uma empresa que fatura muito, tem muito lucro, mas a realidade não é essa. Temos que investir pesado em tecnologia, em marketing, participar de eventos que são muito caros e, com isso, de fato, conseguimos levar o nome de Dois Vizinhos para o mundo. Recebemos constantemente fotos das nossas luminárias em vários lugares do mundo e, embora seja muito desafiador, é compensador ter esse reconhecimento”, conclui.

Por fim, ele agradeceu. “Ser homenageado com o título de cidadão honorário de Dois Vizinhos, a maior honraria do município, me deixa muito lisonjeado e esse é um ponto marcante na minha história de vida”,

HISTÓRICO

Donato Acordi nasceu em 18 de novembro de 1966, no interior da cidade de Concórdia, situada no Estado de Santa Catarina, atualmente conhecido como Lindoia do Sul. Ele é filho de Augusta Vitto Acordi e Quintino Acordi (em memória). É casado há 29 anos com Ivete Maria Martinkoski Acordi, oriunda de Dois Vizinhos, com quem tem um filho, Bernado Luiz Martinkoski Acordi. Donato se mudou para Dois Vizinhos aos 12 anos de idade, onde reside a mais de 45 anos.

Ele concluiu sua graduação em Ciências Contábeis na antiga Faculdade Funesp, atualmente UTFPR de Pato Branco e formou-se também em Direito pela CESUL de Francisco Beltrão, tendo especialização em Gerência Contábil e Auditoria pela EMBRAPE. Ele também completou um curso de pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE/Curitiba.

Sua trajetória profissional teve início como Office-boy na Sadia de Dois Vizinhos. Posteriormente, teve a trabalhou Candul, onde ocupou o cargo de Gerente Geral no ano de 1997. Teve passagem no Grupo Latreille, atuando como contador, advogado e gerente administrativo. Além disso, por alguns anos, estabeleceu seu próprio escritório de advocacia no centro de Dois Vizinhos.

Em 1997, em conjunto com sua esposa Ivete e cunhados, fundou a Accord Móveis, uma empresa especializada na produção de móveis sob medida. O negócio atendia clientes em diferentes regiões do Paraná e de Santa Catarina. Já em 2010, a Accord Móveis passou a ser conhecida como Accord Iluminação, ampliando suas atividades para a fabricação de luminárias decorativas, principalmente utilizando materiais derivados de madeira. A partir desse momento, tomou a decisão de se dedicar exclusivamente à Accord Iluminação, deixando de lado as demais atividades que desenvolvia. Em 2014, com a chegada de Bernado à Accord Iluminação, a empresa conquistou maior reconhecimento internacional, apesar de já atuar no mercado latino-americano, especialmente nos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, a empresa possui um escritório em Miami e showrooms próprios em Dallas/Texas e High Point/Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Lá, eles contam com mais de 50 escritórios nesses países e exportam para Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Nicarágua, Panamá, Costa Rica, Porto Rico e Uruguai. Além disso, em 2024, fecharam um acordo para distribuição em toda a Europa. No Brasil, a empresa atende todo o território nacional por meio de mais de 30 representantes.

OUTROS HOMENAGEADOS

Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores para Adelino Francisco Nicaretta, Antonio Alff, Candido Roberto Ferreira Scholl, Paulo Nicanor Romani, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Eneloi Terezinha Pijack, Valter Altair Izoton e Moacir Luiz Gusso. Eles receberão as homenagens em evento que acontecerá no dia 5 de abril, no Centro Cultural Arte e Vida, às 18h30.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias