Uma senhora de 88 anos e um jovem de 33 não resistiram a forma hemorrágica da doença.
Foto: Assessoria
2230
Na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, a prefeitura de Dois Vizinhos confirmou mais duas mortes por dengue em Dois Vizinhos. No sábado, 30, uma mulher, de 88 anos (com comorbidades), e na madrugada de hoje, 1º, um homem de 33 anos (sem comorbidades), não resistiram a evolução da doença. Em fevereiro, um senhor, de 72 anos, também faleceu em decorrência do vírus. O município vive situação de epidemia desde o final de janeiro de 2024 e tem 4.661 casos confirmados, sendo que 19 pessoas estão internadas, sendo quatro na UTI em estado grave e duas crianças também com dengue hemorrágica.
O prefeito Carlinhos Turatto (PP), a secretária de saúde Claudete Meurer e o diretor de saúde Rafael Dutra participaram da programação da Rádio Educadora FM para falar sobre a situação. “Não queria estar aqui para dizer isso, mas as pessoas que trabalham na saúde, não podem ser escravos da irresponsabilidade daqueles que tem a capacidade de jogar a sujeira atrás da casa. Chegamos ao terceiro óbito hoje, esse último hemorrágico, temos outros cinco, seis pacientes em estado de hemorragia, sendo duas crianças, podendo a qualquer momento ir a óbito e estamos atendendo entre 700 e 800 pessoas por dia, gastando cerca de R$ 100 mil por dia para atender pessoas acometidas que é uma doença que é responsabilidade de todos. Temos 50 leitos no Hospital Pró-Vida e outros 40 na UPA e está tudo lotado e tem pessoas que chega lá e acha que tem que ser atendida em cinco minutos, mas não se preocupou em cuidar do seu terreno, do terreno do vizinho”, lamentou o prefeito.
Ele pediu apoio da população para conter a proliferação do mosquito. “Precisamos ter um pouco de responsabilidade, fazer a limpeza, será que você não está vendo que sua casa não pode ser um depósito de lixo? Que não pode jogar lixo no passeio? Ajudem. Cada um tem que fazer a sua parte e as pessoas mais idosas, com problemas de saúde, se protejam. Estamos fazendo nossa parte, contratamos um drone de pulverização, outros dois drones para fazer levantamento e ver as calhas, estamos com três equipes limpando terrenos, que não são nossa obrigação. Eu vou colocar a caneta. O povo só é educado pelo amor ou pela dor e agora vai ter que ser pela dor. Vamos começar a multar. O que der de multa, eu vou colocar”, completou.
Fonte: Portal Educadora