blog-details
  • 02 Abr 2024

  • Foto: Portal Educadora

  • 1259

Uma parceria entre o Recanto da Pitaya, de Bela Vista da Caroba, e da Arte Cacau, de Ampére, criou a Geleia de Pitaya, uma inovação mundial, que será apresentada em uma feira de alimentos e agroindústria no Canadá no mês de maio. O produto foi selecionado pelo Invest Paraná, que vai levar produtos de todo o Estado para o evento. A inovação surgiu em uma conversa das amigas Raquel Aparecida Doneda dos Santos, do Recanto da Pitaya e Camila Reckziegel Crestani, da Arte Cacau. Elas contaram a história no Programa Sete e Meia de segunda-feira, 1º de abril. “É gratificante poder utilizar o que temos de melhor na nossa região e levar para fora. Minha mãe começou a fazer chocolate há 12 anos e a Raquel tinha uma floricultura nessa época. Ela era nossa cliente em Bela Vista da Caroba. Com isso, foi criada uma amizade e ela sempre contava que ia plantar pitaya. Dentro da nossa trajetória com o chocolate, lançamos a marca a Amélia, uma empresa é de geleias, biscoitos, antepastos, caponatas, e fizemos uma parceria que gerou a geleia de pitaya que está sendo lançada agora e já vai para o Canadá”, destacou Camila.

Raquel destacou que o plano do recanto sempre foi oferecer mais coisas além da fruta. “Incentivamos a visitação, o turismo, criamos um espaço de eventos e muitos foram conhecer nossa propriedade e, quando você vai num espaço, sempre tem o interesse de levar algo que lembre aquele lugar. Numa conversa com a Camila, já que ela e o esposo foram em uma feijoada no recanto, surgiu a ideia da parceria para a geleia. Isso foi em janeiro, chegamos a abril e essa geleia já está pronta e indo para o Canadá”, resumiu Raquel.

Seleção

Camila destaca como inscreveu a geleia para participar da feira. “O município de Ampere participa do IGR do Vales do Iguaçu, que é uma agência que promove o turismo na região. Em uma feira Estadual, apresentamos nossos chocolates, mas a geleia ainda não estava pronta porque estava em teste. O pessoal gostou bastante dos chocolates e a equipe da Invest Paraná disse que os produtos tinham potencial de ir para fora e nos incentivou a nos inscrever nessa feira no Canadá. Até ficamos assustados, nos inscrevemos, e cadastramos as castanhas do Brasil e a geleia de pitaya que é uma inovação, da região, orgânica e é maravilhosa. Deu tudo certo e somos os únicos da região que vamos participar desse evento”, explicou Camila.  

Raquel falou sobre o produto. “A geleia não tem aditivo nenhum de conservação, ela é feita basicamente da fruta, adicionado um pouco de açúcar para regular e ele se torna um conservante. É pasteurizado e isso garante o cuidado e a validade dela”, resume.

O recanto

Recanto da Pitaya é uma propriedade instalada na Linha Vista Gaúcha em Bela Vista da Caroba. Em pouco mais de quatro anos trabalhando com o fruto, o casal já se tornou referência e entrega uma produção de quase 6 toneladas pitaya branca e pink. Além disso, no local também é produzida mandioca orgânica e está sendo montado um aviário de galinha de postura que vai produzir 11 mil ovos orgânicos por dia.

A Arte Cacau

A Arte Cacau tem 12 anos de história e nasceu em Ampére. Atualmente, a marca está em mais de 400 lojas em todo o Sul do Brasil. Além disso, dentro da empresa, nasceu a Amélia que produz e comercializa biscoitos, geleias, caponatas e antepastos. A indústria também comercializa cafés especiais.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias