Magreza de modelo levanta polêmica em concurso de miss na Austrália

Image
  • 23 de Abril de 2009
  • 828

O concurso Miss Universo Austrália mergulhou em uma polêmica nesta quinta-feira (23) após reclamações de médicos e nutricionistas sobre a magreza de uma das finalistas.A modelo de Sydney Stephanie Naumoska, de 19 anos, é uma das 32 concorrentes ao título, no qual se inscreveram 7 mil meninas. No entanto, sua magreza (Stephanie mede 1,80m e pesa 49Kg) foi manchete de jornais com uma fotografia em que posa de biquíni vermelho. "Ossuda ou bonita?" era uma das manchetes.

Veja também:

Nova Miss EUA se diz ‘orgulhosa de adversária que é contra casamento gay

Segundo a agência de notícias "Reuters", profissionais da saúde alegam que Stephanie tem índice de massa corpórea de apenas 15,1, muito abaixo da marca de má nutrição, que é de 18.

"Ela poderia ser categorizada como muito abaixo do peso e eu certamente faria uma avaliação em sua dieta para me certificar que ela não tem nenhum distúrbio alimentar", disse a nutricionista Melanie McGrice à jornais locais. "Ela precisa de exames de sangue, análise de dieta e assistência intensa"

A diretora do concurso Deborah Miller disse que Stephanie, eliminada na final por uma apresentadora de TV e modelo de 20 anos, tem ascendência macedônica, o que contribuiria para sua magreza. "Eles têm corpo alongado e ossos finos. É o tipo de corpo deles, assim como as meninas asiáticas tentem a ser mais baixas", disse.

Mas, segundo a Reuters, a presidente da Associação de Médicos do país, Rosanna Capolingua, disse que o concurso deveria impor um limite mínimo de índice de massa corpórea de 20. "A parte mais não saudável disso tudo é que a imagem que está sendo mostrada para outras jovens é de que isso é normal, quando claramente não é."

A modelo se recusou a falar com a imprensa.