Entrega do título aconteceu na noite de sexta-feira, 5, no Centro Cultural Arte e Vida.
Foto: Portal Educadora
1257
Na noite desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, em evento realizado no Centro Cultural Arte e Vida, o farmacêutico Adelino Francisco Nicaretta, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, através do projeto de lei 2753/23 que foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços em prol da comunidade.
“Não sou muito de conversa, mas quero agradecer aos vereadores que aprovaram essa homenagem. Não esquecerei nunca. Queria também agradecer, principalmente, principalmente, aos meus pais, Gregório e Anna, que chegaram aqui em 1957. É uma honra receber essa homenagem. Quero agradecer também a minha esposa Ester Pin Nicaretta, a família Pin, que tudo sempre fizeram para me incentivar. Agradeço também aos meus filhos que sempre me incentivaram e, aos 84 anos de idade, ainda sigo trabalhando na Farmácia Santa Cruz”, disse o homenageado.
HISTÓRIA
A família Nicaretta, de Gregório Nicaretta e Anna Zanela Nicaretta, e seus oito filhos, chegou em Dois Vizinhos em 1957, vindos de Chapecó (SC). Eles adquiriram algumas terras no município, sendo uma parte localizada onde hoje está a ponte que dá acesso à cidade, chamada carinhosamente “Ponte do Nicaretta”. Neste local, a família constituiu a Serraria Industrial Brasiliense que, na década de 1970, chegou a ser a empresa que mais arrecadava impostos em Dois Vizinhos.
A mãe do homenageado, Dona Anna, exerceu o ofício de parteira. Já o pai, Gregório, entre outras ações, doou um terreno para construção da Igreja Imaculada Conceição. Ele ainda foi responsável pela construção do Terminal Rodoviário de Dois Vizinhos e o antigo Cine Cometa. Enquanto os demais filhos migraram para outras regiões do país, Adelino estabeleceu laços na cidade. Estudou em colégio de padres em Erechim (RS), trabalhou no Moinho de seu pai e na serraria. Ele ainda fez duas faculdades em Curitiba, formando-se em Ciências Contábeis e em Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Com os diplomas, Adelino retornou para Dois Vizinhos e abriu a segunda farmácia da cidade em 25 de outubro de 1968. Nos anos 70, chegou a ter quatro filiais da Farmácia Santa Cruz do Sul. Em junho de 1970, casou-se com Esther Methilde Pin Nicaretta e teve cinco filhos: Cleiton e Sheyla (gêmeos), Samara, Jean e Lilian.
Adelino foi sócio-fundador do Country Club em 1977 e contribuiu para a construção da sede social do Esporte Clube Sete de Setembro na mesma época. Ele também foi homenageado diversas vezes pelo Jornal de Beltrão como Farmacêutico destaque da cidade e, em 2018, recebeu uma homenagem concedida pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR) pelos 50 anos de sua profissão. Aos 84 anos, ele continua trabalhando em sua farmácia atual, na Rua Presidente Kennedy, no Centro Sul de Dois Vizinhos (em frente à Praça Gregório Nicaretta) sendo um dos farmacêuticos com maior tempo atuação profissional do Estado do Paraná.
OUTROS HOMENAGEADOS
Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores: Candido Roberto Ferreira Scholl, Paulo Nicanor Romani, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Eneloi Manfrin Terezinha Pijack, Valter Altair Izoton, Moacir Luiz Gusso e Donato Acordi.
Fonte: Portal Educadora