Entrega do título aconteceu na noite de sexta-feira, 5, no Centro Cultural Arte e Vida.
Foto: Portal Educadora
1263
Na noite desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, em evento realizado no Centro Cultural Arte e Vida, o leiloeiro Candido Roberto Ferreira Scholl, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços em prol da comunidade.
“Esse título é, sem sombra de dúvida, a maior honraria que eu recebi na minha vida. Não posso deixar de agradecer a Deus que, quando eu tinha 22 anos, Ele me iluminou para chegar nessa terra próspera onde criei minha família, desenvolvi meus negócios e tenho um orgulho enorme de dizer que sou duovizinhense. Me sinto lisonjeado por essa homenagem e agradeço muito aos vereadores por esse momento”, disse o homenageado.
HISTÓRIA
Candido Roberto Ferreira Scholl nasceu em 1º de novembro de 1957, em São Lourenço do Sul (RS). Ele reside em Dois Vizinhos desde 17 de março de 1983. É casado com Ana Paula Wasileski e tem três filhos: Gabriel, Guilherme e Gabriela. Formou-se em medicina veterinária na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em 1980. De março de 1981 a agosto de 1985, exerceu a função de Extensionista Rural em Dois Vizinhos na Acarpa/Emater. Atualmente, atua como leiloeiro rural e é sócio e proprietário da Pampa Remates, empresa com atuação nacional há 36 anos. Também é sócio da Veterinária Pampa e fundador do Grupo Pampa, que engloba empresas que atuam no ramo de leilões, insumos agrícolas, produção de vídeos, publicidade, marketing, empreendimentos imobiliários, pecuária e agricultura.
Foi vereador em Dois Vizinhos durante a 7ª Legislatura (de 1989 a 1991), e desempenhou função de relator na elaboração da Lei Orgânica Municipal. Ocupou a presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Dois Vizinhos em quatro ocasiões, além de ter sido membro do diretório regional e nacional do partido em diversas oportunidades. No governo Jaime Lerner, atuou como assessor técnico na Casa Civil do Paraná entre 1995 e 1996 e também exerceu o cargo de Diretor Técnico da CLASPAR na 1ª gestão do Governo Jaime Lerner.
Foi presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS) de 1989 a 1991, além de fundador e sócio da Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI). Também exerceu o cargo de presidente no Sindicato Rural de Dois Vizinhos de 1992 a 1995, foi vice-presidente da Federação de Agricultura no Estado do Paraná (FAEP), representando a Região Sudoeste durante o mesmo período. No Lions Club de Dois Vizinhos, foi presidente na gestão de 1987 a 1988. Em 2023, foi agraciado com o prêmio de extensão pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV), sendo reconhecido como o veterinário do ano. Cândido também recebeu a distinção máxima, o Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Geminiani de Saúde Única que visa reconhecer médicos veterinários e instituições que tenham se distinguido de forma notável por trabalhos ou ações com interface em duas ou mais áreas da Saúde Única (saúde animal, saúde humana e saúde ambiental).
OUTROS HOMENAGEADOS
Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores: Adelino Francisco Nicaretta, Antonio Alff, Paulo Nicanor Romani, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Eneloi Manfrin Terezinha Pijack, Valter Altair Izoton, Moacir Luiz Gusso e Donato Acordi.
Fonte: Portal Educadora