Entrega do título aconteceu na noite de sexta-feira, 5, no Centro Cultural Arte e Vida.
Foto: Portal Educadora
924
Na noite desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, em evento realizado no Centro Cultural Arte e Vida, a professora aposentada Eneloi Manfrin Terezinha Pijack, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços em prol da comunidade.
“Essa homenagem é muito emocionante por considerar que meu pai também recebeu e, infelizmente, não foi em vida. Nesse momento, assim, dedico muito a eles, meus pais, minha família, meus amigos e quero agradecer de coração aos vereadores que votaram, por unanimidade, nesse gesto bonito, de reconhecimento, que nos faz exemplo para que outras pessoas desafiem os desafios da vida”, disse.
HISTÓRIA
Eneloi Manfrin Terezinha Pijack nasceu em 9 de março de 1954 em Frederico Westphalen (RS). É filha de Adelaide Manfrin e Moises Manfrin e, em 1969, aos 14 anos, começou sua carreira como professora no Distrito de Canela, no município de Renascença (PR). Mais tarde, após concluir o curso de Magistério, em 1975, em Francisco Beltrão, trabalhou como professora no Colégio Nossa Senhora da Glória e nas escolas da rede municipal de ensino. Ela também é formada em Geografia Facibel (atual Unioeste) e tem várias especializações.
Em outubro de 1985, chegou a Dois Vizinhos e continuou a promover atividades culturais e atuar como professora. Em 1986 foi coordenadora do antigo CCOS, atualmente conhecido como Casa da Paz. Já em 1987, com o apoio de outros entusiastas da arte, fundou o Grupo de Teatro Amador Jirau que durante mais de 30 anos animou peças teatrais e ofereceu cursos de interpretação teatral, direção e artes cênicas, tanto em Dois Vizinhos como em outras cidades da região.
Também em 1987, Eneloi tornou-se proprietária da Escola Infantil Cantinho Feliz, que hoje é o CMEI São Francisco de Assis e funcionou, até junho de 2003, quando encerrou suas atividades. Eneloi Manfrin Terezinha Pijack foi educadora da rede pública estadual de 1988 até 2003. Durante esse período, trabalhou como professora e supervisora em várias escolas, incluindo Jardim da Colina, Leonardo da Vinci, Ceebja e Duque de Caxias, onde foi diretora por 10 anos antes de se aposentar em 19 de novembro de 2003. Além disso, ela também foi diretora do Departamento de Cultura em Dois Vizinhos, entre 2005 e 2008.
Eneloi participou também do Movimento Teatral do Sudoeste do Paraná ao lado de seu esposo Fernando Pijack. Tudo começou em Francisco Beltrão, no Grupo de Teatro Amador Savana. O casal também sempre se envolveu ativamente na Igreja Católica, sendo lareirista e coordenando o movimento e dando palestras por muitos anos. Eneloi também desempenhou o papel de mentora e teve participação decisiva em todas as etapas, desde o começo até a concretização do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos (NRE-DV), trabalhou em conjunto com Diretores de Escolas, colegas e profissionais da área da Educação, unindo esforços para encontrar o apoio político necessário para concretizar a instalação NRE. Atuou como mentora e facilitadora na criação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dois Vizinhos.
Como diretora do Departamento de Cultura, assumiu a liderança dos Diretores de Cultura dos municípios ligados a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), coordenando o Resgate Histórico da Revolta dos Posseiros, que aconteceu na região em 1957.
OUTROS HOMENAGEADOS
Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores: Adelino Francisco Nicaretta, Antonio Alff, Candido Roberto Ferreira Scholl, Paulo Nicanor Romani, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Valter Altair Izoton, Moacir Luiz Gusso e Donato Acordi.
Fonte: Portal Educadora