Moacir Luiz Gusso é cidadão honorário de Dois Vizinhos

Entrega do título aconteceu na noite de sexta-feira, 5, no Centro Cultural Arte e Vida.

Image
  • 05 de Abril de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 913

Na noite desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, em evento realizado no Centro Cultural Arte e Vida, o advogado Moacir Luiz Gusso, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços em prol da comunidade.

“Agradeço a todos, principalmente, os vereadores que aprovaram e me concederam essa honraria. Também agradeço a minha família, minha esposa e minhas filhas, irmãos, amigos, meus ex-chefes que vejo vários aqui e ao meu pai cultural que é o Dr. Jaime Guzzo. Se eu estou aqui hoje, devo muito a ele, que é um extraordinário profissional, honesto e honrado. Hoje, eu tenho satisfação de dizer que vivo exclusivamente de advocacia e, em 40 anos, minha OAB não tem um risco, uma punição ou nada. Eu sou duovizinhense nato. Nasci aqui há quase 70 anos. Se eu sou o que sou hoje, além de dever ao Jaime, meu pai intelectual, devo tudo aos meus pais Ernesto e Gelci (em memória). Jamais imaginava receber essa honraria, que tem um significado muito importante para mim”, disse.

HISTÓRIA

Moacir Luiz Gusso é natural de Dois Vizinhos, nascido em 28 de janeiro de 1955. É filho de Ernesto Valentino Gusso e Gelci Lourdes Zandoná (em memória), sendo casado com Regina Celi Gusso e pai de duas filhas: Dayane Regina Gusso (médica) e Pollyane Celi Gusso (advogada). Advogado há 40 anos, exerce a sua profissão de forma autônoma e independente, atuando em todas as áreas, com exceção do Direito do Trabalho. Tem seu próprio escritório em Dois Vizinhos e, além disso, é advogado da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e de 27 Sindicatos de Empregadores Rurais do Sudoeste do Paraná. É advogado efetivo de São Jorge D’Oeste desde 2004. Também presta serviços como Consultor Jurídico em diversos municípios e Câmara de Vereadores do Sudoeste do Paraná.

Antes da formatura em Direito, Moacir ocupou diversos cargos, desde auxiliar no Armazém Sete de Setembro Ltda e Office Boy na Agência do Banco Bamerindus em Dois Vizinhos. Realizou serviços de cobrança e supervisão da confecção de contratos de financiamentos rurais, industriais, comerciais e especiais. Trabalhou também no Departamento de Crédito Rural. Foi responsável pela área de Sistema Financeiro da Habitação. Ocupou cargo de gerente da Divisão de Operações Habitacionais.

Como advogado, atuou na direção executiva da Câmara de Dois Vizinhos e como Assessor Jurídico nas Câmaras de Coronel Vivida e de Cruzeiro do Iguaçu. Também atuou como Assessor Jurídico de Boa Esperança do Iguaçu e Dois Vizinhos, além de Advogado do Município de Verê.

Moacir também foi presidente, vice-presidente, diretor e membro de diversas entidades, incluindo Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Dois Vizinhos, Esporte Clube Sete de Setembro, Casa da Paz, Guarda Mirim, Country Club e Rotary Clube de Dois Vizinhos Amizade. Participou também do Conselho Paroquial Santo Antônio de Pádua.

Além de sua experiência profissional, Moacir escreveu e publicou três obras: o livro jurídico "Alimentos", que teve três edições, o livro "Dano Moral Indenizável" e o livro jurídico "Dano Moral", composto por dois volumes e 1.240 páginas.

OUTROS HOMENAGEADOS

Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores: Adelino Francisco Nicaretta, Antonio Alff, Candido Roberto Ferreira Scholl, Paulo Nicanor Romani, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Eneloi Manfrin Terezinha Pijack, Valter Altair Izoton e Donato Acordi.

Fonte: Porta Educadora