Entrega do título aconteceu na noite de sexta-feira, 5, no Centro Cultural Arte e Vida.
Foto: Portal Educadora
1102
Na noite desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, em evento realizado no Centro Cultural Arte e Vida, o pioneiro Paulo Nicanor Romani, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços em prol da comunidade.
“Eu quero dizer da minha imensa satisfação e alegria de estar recebendo esse título. Somos 48 mil habitantes em Dois Vizinhos e, nós, nove homenageados, temos muita honra e alegria de estarmos entre os cidadãos honorários. Obrigado aos vereadores que lembraram da minha pessoa e também preciso lembrar de uma boa frase que hoje se justifica: quem semeia boas sementes, colhe bons furtos. Hoje, colegas homenageados, estamos colhendo nossos bons frutos”, disse.
HISTÓRIA
Paulo Nicanor Romani nasceu em 11 de junho de 1949, em Erechim (RS). Filho de João Romani e Narcisa Romani, chegou em Dois Vizinhos em 18 de setembro de 1986. Entre as décadas de 80 e 90, foi membro da diretoria do CTG Saudade do Pago, exercendo o papel de orador e líder. Também presidiu a entidade e, durante a sua gestão, entre 1989 e 1991, liderou a transferência do galpão do CTG da Avenida Rio Grande do Sul para sua localização atual. Na década de 1980, foi eleito primeiro coordenador da 9ª Região Tradicionalista do Paraná, que abrangia os CTGs de cidades que iam de Quedas do Iguaçu a Nova Prata do Iguaçu. Nessas ocasiões, ele teve um papel fundamental na organização do primeiro rodeio crioulo em Dois Vizinhos, na comunidade de São Cristóvão, incluindo o famoso prato "boi no rolete", que se tornou tradicional.
Manteve um programa na Rádio Educadora, todos os domingos, das 11h às 12h15, com o lema "O encontro dos peões e a festa da garotada", cantando, declamando, contando histórias e, principalmente, com os memoráveis momentos de trova. Prestou serviços à cidade de Dois Vizinhos como professor e também exerceu a função de Diretor do Departamento de Indústria e Comércio entre 1994 e 1995. Em 1988, candidatou-se, pelo PDT, para o cargo de Vereador, obtendo 385 votos e ficando como 1º suplente. Participou da criação dos clubes de idosos da Sul, além de atividades pastorais, movimentos e conselhos na Paróquia Imaculada Conceição.
OUTROS HOMENAGEADOS
Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores: Adelino Francisco Nicaretta, Antonio Alff, Candido Roberto Ferreira Scholl, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Eneloi Manfrin Terezinha Pijack, Valter Altair Izoton, Moacir Luiz Gusso e Donato Acordi.
Fonte: Portal Educadora