Na noite desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, em evento realizado no Centro Cultural Arte e Vida, o pioneiro Rovílio Cornélio Fracasso, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços em prol da comunidade.

“Temos aqui autoridades civis, militares e ecumênicas, então, quero agradecer a presença de todos junto conosco. Quero agradecer e pedir a Deus pela vida que nós temos, pela minha esposa Ivete, minha filha Regina, meu genro Moacir, o melhor que eu tenho, e as minhas duas netas. Tudo o que foi falado, eu teria um comentário para fazer, mas leva uns 15 minutos, então, somente tenho que agradecer pela homenagem. Já são 70 anos que vivo aqui, era distrito ainda. Meu primeiro voto foi em Pato Branco. Agradeço a todos, aos vereadores pela homenagem que eu nunca esperei e isso me motivou muito, o coração da gente sente essas coisas que fazem lembrar o passado”, disse.

HISTÓRIA

Rovílio Cornélio Fracasso nasceu em 14 de setembro de 1940, em Erechim (RS). Filho de Alberto Fracasso e Eleonara Scanagatta, é o mais velho entre os sete irmãos. A família chegou em Dois Vizinhos no ano de 1955 e iniciou suas atividades com serraria. Aos 26 anos, casou-se com Ivete Zancanaro, com quem teve a filha Regina Celi, casada com Moacir Luiz Gusso. Tem ainda duas netas: Dayane Celi Gusso (médica) e Pollyane Celi Gusso (advogada).

A serraria em que era sócio, foi destruída por um incêndio, mas com trabalho duro, reformando algumas máquinas e financiando outras, conseguiu se reestabelecer.  Posteriormente, Rovílio abdicou de sua parcela de na empresa e, com o lucro da venda, adquiriu dois terrenos, sendo um deles acompanhado de um açougue já estabelecido.

Alguns anos depois, voltou a atuar na serraria e, há cerca de 10 anos, finalizou suas atividades. Uma das suas grandes realizações para Dois Vizinhos foi a concepção de um lago, onde atualmente se encontra o Lago Dourado, durante a gestão do prefeito Jaime Guzzo (1997/00). No mesmo caminho, vislumbrou a possibilidade de lotear as chácaras próximas.

Na Igreja Católica, ajudou realização de eventos e na arrecadação de recursos para construção da Igreja Matriz Imaculada Conceição. Ele concluiu cursos de formação para Ministros Auxiliares da Eucaristia e fez parte de 24 encontros na Diocese. Além disso, foi responsável por estabelecer a primeira Lareira da Matriz e assumiu a posição de Presidente do Conselho de Pastoral. Contribuiu também em diversos cursos para noivos e dedicou-se à Pastoral Carcerária por 25 anos. Ainda na Igreja, atuou como membro da Coordenação da Pastoral Vocacional.

Atualmente, Rovílio continua em sua função como coordenador da Pastoral Solidária, posição que ocupa desde 2014. Sua principal tarefa envolve a distribuição de cestas básicas e fraldas para as pessoas mais necessitadas. A dedicação é intensa aos trabalhos junto a Igreja Imaculada Conceição em diversas frentes e cuidando de sua chácara localizada no Lago Dourado.

OUTROS HOMENAGEADOS

Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores: Adelino Francisco Nicaretta, Antonio Alff, Candido Roberto Ferreira Scholl, Paulo Nicanor Romani, Ernani Cordeiro, Eneloi Manfrin Terezinha Pijack, Valter Altair Izoton, Moacir Luiz Gusso e Donato Acordi.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias