Valter Izoton é cidadão honorário de Dois Vizinhos

Entrega do título aconteceu na noite de sexta-feira, 5, no Centro Cultural Arte e Vida.

Image
  • 05 de Abril de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 1138

Na noite desta sexta-feira, 5 de abril de 2024, em evento realizado no Centro Cultural Arte e Vida, o empresário Valter Altair Izoton, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, pelos relevantes serviços em prol da comunidade.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de ter vindo para Dois Vizinhos. Quando Jesus subiu no calvário, olhou por baixo do braço da cruz e olhou para Pedro, que negou Ele, olhou para Judas, que traiu Ele e, tenho certeza absoluta, que olhou para minha família. Deus não me esqueceu nunca. Quero agradecer minha família que sempre esteve do meu lado, meus dois genros, minha nora, meus três filhos e meus netos. Quero agradecer essa mesa que no meio de tantos nomes de Dois Vizinhos, escolheu a gente. Muito obrigado por isso. Eu sou uma pedra bruta, mas todos os dias, alguém me ajuda dando uma polida. Seja ponte todos os dias e não muros para atrapalhar a caminhada dos outros”, disse emocionado.

HISTÓRIA

Valter Altair Izoton nasceu em 27 de novembro de 1949 na comunidade de Canela, em Renascença (PR). Ele é filho de Sétimo Izoton e Edelvira Peliciolli Izoton. Em 1965, a família veio para Dois Vizinhos, onde sua mãe se tornou uma das primeiras professoras do município. Durante 11 anos, Valter trabalhou na empresa de transporte Viação Catani, desempenhando várias funções, desde cobrador até motorista e encarregado.

Ao longo desse tempo, ele testemunhou o crescimento do município e destacou-se na comunidade por seu envolvimento em grupos de jovens e movimentos da Igreja. Em 1976, casou-se com Leonise Ines Izoton. Quatro anos depois, em 1980, eles começaram juntos a trabalhar na Sapataria Izoton, transformando a empresa em uma referência na fabricação e venda de botas e selas para montaria em animais que são distribuídas para todos os estados do país.

Foi pioneiro do Movimento Lareira, onde compartilhou sua experiência em palestras sobre família e religião por mais de 40 anos. Também atuou como secretário de Viação e Obras durante o mandato do Prefeito Olivindo Cassol, entre 1993 a 1996. Atualmente, é membro da diretoria do Clube 12 de Setembro.

OUTROS HOMENAGEADOS

Também foram aprovados Títulos de Cidadão Honorário de Dois Vizinhos, por unanimidade pela Câmara de Vereadores: Adelino Francisco Nicaretta, Antonio Alff, Candido Roberto Ferreira Scholl, Paulo Nicanor Romani, Rovílio Cornelio Fracasso, Ernani Cordeiro, Eneloi Manfrin Terezinha Pijack, Moacir Luiz Gusso e Donato Acordi.

Fonte: Portal Educadora