Neste sábado, dia 13, é o dia D da Campanha de vacinação contra a Influenza em Dois Vizinhos. Os postos Centro Norte, Sagrada Família e Colina atendem das 8h às 16 horas, sem intervalo para o almoço.  São cerca de 15 mil pessoas no município que fazem parte dos grupos prioritários que podem tomar a vacina (confira os grupos abaixo).

A Coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Grasieli Pedrussi, destacou que com a proximidade do inverno, a circulação dos vírus respiratórios aumenta. “Todos os patógenos respiratórios têm aumento de circulação entre abril e agosto, coincidentemente, aumenta a questão de influenza e outros vírus respiratórios que têm potencial muito forte de causar pneumonia, então, não é aquela gripinha do resfriado, as vezes uma febre que te deixa em casa, mas sim aquela gripe que complica e que vai precisar de um suporte hospitalar, se não de UTI, é isso que a gente não quer que aconteça. A vacina (do SUS) é trivalente, protege de H1N1, H3N2 e contra a gripe sazonal de linhagem B da cepa que mais circulou no ano anterior”, disse.

Neste ano é obrigatório apresentar documentos. “Todos que forem tomar a vacina, não podem chegar lá sem o CPF e o Cartão SUS porque nos anos anteriores era só um consolidado de lançar no sistema a idade e qual o grupo, então muitos chegavam sem o documento e era tranquilo para fazer a vacina. Neste ano o Ministério da Saúde colocou tudo nominal, então tem que comparecer com CPF e Cartão SUS”, enfatizou Grasieli.

Jaqueline Almeida, Chefe de Enfermagem da Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos, destacou que para crianças, cuja a faixa etária para vacina é de seis meses a menores de seis anos, é preciso levar a carteirinha de vacinação. “É normativa, a criança não pode ser vacinada sem ser apresentada a carteirinha porque tem que anotar, na primeira vez são duas doses, então tem todo um esquema e nela já tem o número do Cartão SUS”, explicou.

A Coordenadora de epidemiologia, Grasieli Pedrussi, explicou ainda o porque da vacinação ser centralizada em três postos no dia D (Centro Norte, Sagrada Família e Colina). “No ano passado, nós abrimos todos os postos e houve uma procura muito pequena, então a gente faz o profissional, que já está cansado da demanda semanal, ficar lá o dia inteiro sem ter procura”, justificou.

Após o dia D, a vacinação seguirá até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas, nos seguintes postos de saúde: Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Concórdia, Santa Luzia, Centro Norte, São Francisco de Assis e Jardim da Colina.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas.

Os grupos prioritários são compostos, também, por trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade) e pessoas com deficiência permanente.

Fazem parte dos grupos prioritários, ainda, os caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias