Evento também vai contar com ação de repovoamento de peixes com espécies nativas.
Foto: Arquivo/Célio Peres
1015
No próximo domingo, 21, o Grupo Praticando o Bem, de Foz do Chopim, realiza a terceira edição de limpeza nas margens do Rio Chopim, em Cruzeiro do Iguaçu. O evento busca conscientizar a sociedade para manter os rios e as cidades mais limpas. O trabalho começa às 7h30 no Recanto Amábile – sítio do Marcelo Biava. “Quem vive ali somos nós e quem precisa ter atitude também somos nós. Alguém tem que fazer alguma coisa porque o Rio Chopim está sofrendo muitas agressões e, uma delas, é a questão do lixo. É uma ação simbólica, vamos coletar bastante lixo, mas o objetivo é mobilizar a população, conscientizar para separar o lixo, cuidar dos rios e outras ações. Todo mundo está convidado para participar, as pessoas podem ir, quem quiser entrar no mato vai, quem não quiser pode ficar lá e ajudar de outra forma”, disse Célio Peres, do grupo Praticando o Bem. Além da limpeza, serão colocados alevinos de espécies nativas no Rio.
O médico veterinário Edison Pin que também vai participar da ação lembrou que o Rio Chopim é genuinamente sudoestino. “Ele nasce em Palmas, perto das eólicas, tímido, pequeno e aí passa por Coronel Domingos Soares, chega a Clevelândia, Honório Serpa, Mangueirinha, Pato Branco, Coronel Vivida, Itapejara D’Oeste, São João, Verê, São Jorge D’Oeste e chega em Cruzeiro do Iguaçu. São 13 municípios diretamente ligados com o Rio Chopim e que precisam olhar carinho para o nosso rio”, explicou.
Depois da ação de limpeza acontece um almoço compartilhado. “Vamos fazer um almoço compartilhado, ou seja, quem quiser ir e levar o que ia fazer em casa a gente convida e vamos juntar tudo numa grande partilha. Também vamos ter uma confraternização entre os participantes”, completou Célio.
Fonte: Portal Educadora