Ação aconteceu durante a Terceira Ação de Sensibilização Ambiental – amigos do Rio Chopim.
Foto: Assessoria
1598
A Associação Praticando o Bem realizou no último domingo, 21, a Terceira Ação de Sensibilização Ambiental – amigos do Rio Chopim sobre os impactos dos resíduos sólidos nas águas do Rio Chopim. O evento teve o objetivo de alertar as autoridades constituídas e a população, sobre os danos causados à natureza e à saúde pública.
Este importante Rio nasce no município de Palmas numa reserva natural, e seu trajeto sinuoso, faz um magnífico percurso de 450 km até o Rio Iguaçu, no distrito de Foz do Chopim. Passando por treze municípios até chegar ao território do Cruzeiro do Iguaçu, sudoeste do estado do Paraná.
Antes da saída para a coleta de Resíduos sólidos (lixo), o morador do município, Celio Peres, membro da Associação Praticando o Bem e idealizador do evento fez um agradecimento as pessoas que dispuseram do seu tempo e trabalho voluntário para a ação de sensibilização ambiental e passou orientações, falando sobre a importância do trabalho em equipe. Em seguida, Edson Pin repassou o trajeto do rio desde o seu nascimento em Palmas e citou algumas informações a respeito da importância do Rio Chopim. A professora da UTFPR, campus Dois Vizinhos, Anelize Queiroz Amaral, agradeceu a oportunidade de participar do evento com a equipe do Programa de Extensão Sala Verde nas ondas do Rio Iguaçu, e mencionou que, por meio da extensão universitária, a UTFPR se coloca como parceria das ações na comunidade.
Acadêmicos dos cursos de engenharia florestal e ciências biológicas, professores da universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – campus Dois Vizinhos, alunos da Escola Municipal Foz do Chopim e Escola Estadual do Campo Irmã Celestina Maria, professores da rede municipal de ensino, diretores da escola e pessoas da comunidade, participaram do ato de soltura 5 mil alevinos: carpa, jundiá, cara, mandi e cascudo, doados por Claudecir e Junior Reolon.
Fonte: Assessoria