Vinicius Perin, conselheiro do Crea-PR, e Diogo Colella, gerente do Crea-PR da regional de Pato Branco estiveram no município para extensa agenda.
Foto: Assessoria
433
Na última quinta-feira, 9, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), estiveram em Dois Vizinhos para uma série de reuniões com profissionais da área. Na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), Vinicius Perin, conselheiro do Crea-PR, e Diogo Colella, gerente do Crea-PR da regional de Pato Branco, foram recebidos por integrantes do Núcleo de Arquitetos e Engenheiros Civis. “O objetivo de trazer o Crea mais próximo dos profissionais é ensinar, trazer informações que a gente ainda não tenha e diminuir a distância entre os profissionais e os órgãos que regulamentam nossa profissão para oferecermos um trabalho de melhor qualidade e estar sempre evoluindo para prestar um serviço melhor para a sociedade”, disse Andriely Ank, coordenadora do Núcleo de Engenheiros Civis e Arquitetos (NEA) da ACEDV/CDL.
O conselheiro falou sobre a agenda. “Estivemos agenda na UTFPR, na prefeitura e agora na Associação Empresarial para falar sobre o Sistema Confea/Crea, quais são os parâmetros da fiscalização e também buscando fortalecer ainda mais o núcleo da entidade empresarial tornando algo mais robusto para, futuramente, criar uma parceria e até mesmo registrar uma entidade de classe aqui na cidade. O Crea é uma autarquia federal e tem três braços: o Confea que é o conselho e cuida da parte legal; os Creas que vem com a fiscalização e exercício legal da profissão e a mútua que é a caixa de assistência dos profissionais de engenharia. Basicamente, o Crea tem esse caráter de dar base aos profissionais e fiscalizar também para evitar que a população em geral venha sofrer algum tipo de dano causado por pessoas que não são profissionais”, destacou Vinicius.
Diogo Colella destacou a atuação do órgão. “São mais de 130 profissões de nível superior regulamentadas pelo Crea. Nossa equipe de fiscalização atua nessas diferentes áreas. Temos ações da equipe de fiscalização que as pessoas não lembram, mas passamos anualmente em hospitais para verificar se uma equipe de engenharia mecânica está aferindo adequadamente as autoclaves, passamos nas prefeituras fazendo a fiscalização das licitações para ver se as empresas que estão executando estão habilitadas, nas cooperativas para verificar a parte de instalações elétricas, temos convênio com o Tribunal de Contas do Estado, com a Copel, com uns 40, 50 órgãos além das atividades nas instituições de ensino para viabilizar com que os novos profissionais já venham com a identidade formada de valorizar a sua profissão. Nós defendemos as profissões com profissionais e parâmetros adequados, entregando, obras, serviços, laudos, perícias com segurança e adequado para aquilo que eles precisam”, completou.
No futuro, o objetivo é ampliar a representatividade do órgão em Dois Vizinhos. “Temos cuidado bastante das nossas inspetorias e agora estamos abrindo margem para que consigamos que Dois Vizinhos amplie ainda mais a representatividade que tem pelos bons profissionais que tem aqui”, completou Diogo.
Fonte: Portal Educadora