Ação buscou conscientizar a população quanto ao uso de cinto de segurança e utilização de celular ao volante.
Foto: Assessoria
593
Uma blitz educativa foi realizada na última sexta-feira, 10, na Praça da Amizade, referente a campanha Maio Amarelo, que promove a conscientização para a segurança no trânsito. As forças de segurança, através da Polícias Civil e Militar, em parceria com o Departamento de Trânsito (Deptran-DV) e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-DV), foram responsáveis pela ação que teve a distribuição de materiais educativos. “Dentro dessa campanha, procuramos chamar atenção para a questão do trânsito que vem tirando muitas vidas. Foi uma blitz educativa, apenas reforçando uso de cinto de segurança, não utilização do celular enquanto está na direção e outras orientações gerais”, destacou o Tenente Vinicius Scarsi, da 2ª Companhia da Polícia Militar. Douglas, que representou a Polícia Civil, exaltou a importância da união das forças de segurança na ação. “Não poderíamos ficar de fora. É uma ação integrada entre as forças de segurança e entidades e sabemos que, no trânsito, quem cuida de si, cuida também das outras pessoas, por isso, a gente busca enfatizar a importância dos cuidados para a população”, completou.
O diretor do Deptran-DV, Pedro Colaço, exaltou o trabalho realizado. “Nossa prioridade é conscientizar a população. Nossos novos agentes estão trabalhando bastante, mesmo ainda em formação, e essas blitz integrada é muito importante para termos mais segurança no trânsito”, disse. Por fim, William Benini, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg-DV) pediu apoio da população. “Nós representamos a sociedade nesse momento. Durante toda a semana, vamos buscar conscientizar os motoristas para termos um trânsito mais seguro. Temos muitos acidentes, é um assunto recorrente e, com ações como essa, buscamos despertar a atenção para que os motoristas prestem atenção nos quesitos de segurança, como usar o cinto, observar se as crianças estão nas cadeirinhas, com cinco, os menores de 12 anos permanecendo no banco traseiro, enfim, outras ações importantes”, disse.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014 e busca alertar sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O mês de maio foi escolhido como referência mundial para o balanço das ações voltadas à segurança no trânsito, desde que, em maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela representa atenção e sinalização no trânsito, lembrando a todos da importância de obedecer às normas de segurança e agir de forma responsável ao volante.
Fonte: Portal Educadora