Evento aconteceu no Centro de Eventos dos Lagos do Iguaçu em São Jorge D’Oeste.
Foto: Portal Educadora
786
Na última quinta-feira, 16, durante todo o dia, o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-Paraná) organizou, no Centro de Eventos dos Lagos do Iguaçu, em São Jorge D’Oeste, o evento ‘O campo sob o olhar feminino’. Entre as atrações, pela manhã, aconteceu a palestra ‘O Agro também é delas’, com Sirlei Benetti, além de diversas oficinas e uma mesa redonda com os ‘Destaques femininos do Sudoeste’ mediada pela jornalista Renata Pagnoncelli. Foram entrevistadas a produtora de leite Edilce Duarte, de Sulina, Maristela Gaio, de São Jorge D’Oeste, Raquel Doneda, de Bela Vista da Caroba, Roseli Dutra de Almeida, de Santo Antônio do Sudoeste, Lizania Tedesco, de São Jorge D’Oeste, Cely Moraes Zocche e Ana Lúcia Pecetti de Pato Branco. O evento também contou com uma feira de comercialização de produtos do agronegócio da região.
A Gerente Mesorregional do IDR-Paraná e Mestre em Desenvolvimento Regional, Rosane Dalpiva Bragatto, destacou que o evento superou as expectativas. “Foi maravilhoso. O conhecimento agregado que tivemos aqui, as palestras, atividades, as mulheres participaram ativamente de tudo foi muito importante. A feira, os cuidados com a saúde, o bem-estar, a beleza com o programa Ame-se, a parceria com a prefeitura de São Jorge D’Oeste, os parceiros que vieram e apoiaram nosso projeto e também a mesa redonda falando sobre a profissão agricultora, como se destacar e se profissionalizar na sua atividade e isso também foi muito importante. Com certeza, as mulheres saem daqui entendendo seu papel na comunidade. Provocamos elas de todas as maneiras, desde a parte técnica, passando pela parte cultural e também no emocional. Plantamos uma semente e queremos que ela se transforme numa profissional chamada agricultura e elas vão levar isso para casa. Esse é o primeiro de muitos encontros”, disse.
A prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha (PSD), agradeceu a possibilidade de sediar o encontro. “É o primeiro encontro da mulher rural do Sudoeste neste belo espaço que é o nosso Centro de Eventos nos Lagos do Iguaçu. Tivemos a participação ativa e o objetivo era esse. A palestra com a Sirlei Benetti foi muito boa, a mesa redonda, as outras atrações, recebendo pessoas de toda a região, de todos os cantos do Sudoeste que, com certeza, vão voltar para casa, para as propriedades, com algum aprendizado importante. Vimos histórias bonitas de mulheres que, algumas, tocam a propriedade, outras ficam no administrativo, algumas trabalham no braçal, tanto quanto os homens e são fundamentais, um pilar”, completa.
O deputado estadual Luis Corti (PSB) elogiou a grande participação das produtoras no evento. “Foi um orgulho grande poder receber a representação da agricultura do Sudoeste em um evento glamuroso, onde a mulherada ficou muito à vontade. O Governo do Estado esteve muito presente, o IDR foi fundamental na organização juntamente com o município de São Jorge D’Oeste. Foi espetacular, as mulheres desfrutaram todos os momentos, até o final do dia, de forma bastante ativa. Foi um dia de descontração, palestra, brincadeiras. O tema escolhido também foi interessante porque é o campo no olhar da mulher. A presença da mulher é muito forte dentro da propriedade na discussão, gestão, execução e sempre dá um equilíbrio todo especial. É uma forma de valorizar as mulheres, precisamos agradecer a presença de todos nesse dia ótimo e a organização também merece os cumprimentos especiais nesse espaço lindo, glamuroso, encantado, diferente”, diz.
O evento foi pensado pelo Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-Paraná) em parceria com a prefeitura e apoio da Piracanjuba, Sistema Faep, Cresol, Pedreira Zotti e UTFPR.
Fonte: Portal Educadora