blog-details
  • 22 Mai 2024

  • Foto: Reprodução Facebook

  • 610

No sábado, 18, aconteceu o 3º Taikai – encontro de artes marciais tradicionais japonesas em Dois Vizinhos. O evento foi aberto para a comunidade e foi realizado no ginásio de esportes do Centro Universitário Unisep.

O sensei Francisco Alves Pereira, da associação Garra de Karatê, falou sobre a importância do evento para o estado do Paraná. “Não apenas para Dois Vizinhos, mas para o Paraná todo, tem uma importância muito grande, porque é um avento que visou compartilhamento de conhecimentos entre os professores, os mestres presentes. O evento não é uma competição, não é um confronto, é um momento de humildade para aprender, competência para compartilhar os conhecimentos. Sem duvidas é um evento de suma importância, dentro das artes marciais de origem japonesas”, falou Chico.

O Organizador do evento, Gustavo Peloi da Silva, falou sobre os desafios para reunir os mestres e suas artes. “É sempre um grande desafio, poder reunir as artes, os mestres de diversos locais e de outros países. Tem um beneficio muito grande que é trazer esse conceito diferenciado de encontro. Geralmente cada um vem e mostra sua arte marcial e fica por isso. E o taikai tem essa característica que é de compartilhar. Cada mestre que vem aqui, se coloca como principiante, ele vai praticar a arte do outo mestre como se fosse aluno novo, esse beneficio é muito grande”, disse Gustavo.

O mestre Francisco Federico Dinatale, do Izando Heihô Ryu Há, comentou sobre o compartilhamento de cultura e artes japonesas. “O Taikai é um momento para compartilhar e desfrutar da cultura japonesa e sus artes marciais. Um momento que envolveu música, a parte tradicional, medicina oriental. Para mim é um passo importante, porque, desde que cheguei ao Brasil, eu trouxe esse projeto e já realizamos o terceiro encontro e cada edição, vai evoluindo”, falou.

Raquel Pagnoncelli, falou que o evento foi de honra, alegria, exercícios físicos, mentais e espirituais. “Tivemos oportunidades bem interessantes de praticar várias técnicas, ferramentas, artes marciais. Uma reunião muito bonita, de muita honra, alegria, de exercício físico, mental, energético e espiritual. Eu fui convidada para a minha arte, que é diferente, não é uma arte tradicional, japonesa, o Tai chi, que é uma arte tradicional chinesa, e como o encontro é de amigos, de compartilhamentos eu fui convidada para dar uma oficina de leque e os movimentos marciais com o vento”, disse Raquel.

Para mais informações acesse o Instagram Taikai Budo e conhece tudo sobre este evento que vem crescendo ano após ano.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias