Um simulado de atendimento a um acidente de trânsito foi realizado na tarde desta terça-feira, 21, em Dois Vizinhos. O evento foi mais uma ação do Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de sinistros no trânsito. A ação foi realizada na rua Bento Munhoz da Rocha Neto e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e Deptran.

Na simulação, as equipes realizaram atendimento a três pessoas vítimas de uma colisão, envolvendo carro e moto. Destacando uma série de imprudências por parte dos ocupantes do carro e do motociclista. Segundo o Capitão Tavares, comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos, esse tipo de acidente é muito frequente e representa a maioria das ocorrências de trânsito, principalmente na área urbana do município. Ele também explicou como foi a dinâmica do simulado e qual o objetivo com essa ação.

“Aqui, realizamos um atendimento integrado, entre Bombeiros, Samu e Polícia Militar, à três vítimas de acidente de trânsito, sendo um motociclista e duas pessoas que ocupavam o carro. Nesse caso, o motociclista teve ferimentos graves porque ele não havia prendido o capacete da forma correta, sendo assim, após a colisão o capacete saiu da cabeça dele, ocasionando em vários traumas. No carro, o motorista estava sem o cinto de segurança e ainda fazia o uso do aparelho celular, um dos principais fatores para que ocorra acidentes. Além de abordarmos também a questão do consumo de bebida alcoólica que não combina com direção. O objetivo desse simulado é chamar a atenção das pessoas que compõem o trânsito, como um todo, que são os condutores de carros, motos, ciclistas e também os pedestres. Se cada um fizer a sua parte, ter mais atenção e responsabilidade, os acidentes irão diminuir.”

Ainda segundo o Capitão Tavares, nos últimos quatro anos, o município de Dois Vizinhos vem tendo uma média de 200 a 250 acidentes por ano, atendidos apenas pelo Corpo de Bombeiros. Neste ano de 2024, de janeiro até agora, somente o Corpo de Bombeiros já atendeu aqui no município, a 113 acidentes de trânsito, com 6 vítimas fatais.

“Temos um índice muito grande de acidentes de trânsito aqui em Dois Vizinhos. Nos últimos quatro anos, entre 2021 e 2024 a média é de 200 a 250 acidentes por ano, atendidos apenas pelo Corpo de Bombeiros, sem falar aqueles acidentes que são atendidos apenas pelo Samu ou que as vítimas não solicitaram atendimento. No ano passado, nós tivemos o registro de 221 acidentes aqui no município, com 146 pessoas com ferimentos leves, 50 com ferimentos moderados e 17 com ferimentos graves e 11 óbitos. Já neste ano de 2024, de janeiro até o dia de hoje, já registramos 113 acidentes de trânsito, com 80 pessoas com ferimentos leves, 08 pessoas gravemente feridas e 6 óbitos.”

Cabe frisar que nesse caso, o número de óbitos corresponde apenas aquelas pessoas que morreram no local do acidente, sem contar aquelas que foram encaminhas ao hospital e vieram a óbito posteriormente.

Repórter Islan Roque/Portal Educadora

Últimas Notícias