• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Campanha de vacinação contra polio começa na segunda

Crianças de até 5 anos precisam ser imunizadas contra a doença.

Image
  • 24 de Maio de 2024
  • Venilton Küchler/Arquivo AEN

  • 558

Na próxima segunda-feira, 27, será iniciada a campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Brasil. Em Dois Vizinhos, todas as unidades de saúde vão administrar a vacina ou a gotinha para crianças de até 5 anos. “Em 2024, são algumas novidades. Teremos o esquema primário para crianças de até um ano de idade com três doses da vacina injetável e de 1 a 4 anos nós fazemos indiscriminadamente a gotinha. É importante os pais e responsáveis procurarem as unidades a partir de segunda-feira portando a carteira de vacinação para que o profissional avalie se precisa completar o esquema ou vai receber a gotinha. Nosso país tem a poliomielite erradicada, mas com avaliação de alto risco de reintrodução, por isso, precisamos imunizar e proteger as crianças para não voltarmos a ter casos de paralisia infantil”, disse Nádia Zanella, chefe da 8ª regional de saúde em entrevista para a Rádio Educadora.

A secretária de saúde de Dois Vizinhos, Claudete Meurer, convocou os pais para vacinar seus filhos. “Teremos a imunização em todas as unidades de saúde e pedimos para a população aderir, não deixar para o último dia. A gente vai ter o ‘dia D’ em 8 de junho, onde vamos atender o dia todo no Posto Norte com cama elástica, brinquedos, pintura de rosto, para que os pais tragam as crianças e venham vacinar. Não é só a polio, mas as outras vacinas que possam estar atrasadas. Vai ser um momento bem importante”, completa.

Outras vacinas

A secretária Claudete Meurer destacou que, na segunda-feira, 27, o Posto Norte vai atender com horário estendido, das 17 às 20h, para vacinas de covid-19 para grupos prioritários, Influenza para a população geral acima de seis meses e vacinas de rotinas. “A procura está muito baixa e temos que buscar atingir as metas de vacinação”, completou. Nádia Zanella exaltou a importância da vacinação. “Temos baixa adesão nas campanhas de vacinação por conta de muita fakes news, comentários paralelos que circulam, principalmente, sobre a vacina da Covid, mas reforçamos a importância da imunização. Estamos em franca campanha de vacinação contra a influenza, contra a gripe, a adesão está baixa, do grupo prioritário, que tem maior risco de desenvolver a forma grave da doença, de ir a óbito, tanto que já abrimos a vacinação para a população geral acima de 6 meses. Já observamos o aumento das internações hospitalares por conta de síndromes respiratórias e o inverno nem chegou”, conclui.

Fonte: Portal Educadora