Reni Kovalski é pré-candidato a prefeito em Cruzeiro do Iguaçu

Ele conta com o apoio dos ex-prefeitos Dilmar Túrmina e Luiz Pontes.

Image
  • 27 de Maio de 2024
  • Foto: Portal Educadora

  • 701

Na última semana, uma reunião política em Cruzeiro do Iguaçu uniu lideranças do PDT, MDB, PP e PSB com o objetivo de selar apoio à pré-candidatura de Reni Kovalski a prefeito. A reunião contou com a presença dos ex-prefeitos Luiz Pontes (1993 a 96 e 2013 a 16) e Dilmar Turmina (2005 a 12 e 2017-20). Reni e Dilmar participaram do Programa Sete e Meia na última quinta-feira, 23, e falaram sobre o planejamento para o pleito eleitoral. Reni estava no PDT, um dos maiores partidos do município, mas mudou na janela partidária para o PP. “A mudança foi visando uma aliança forte em nível estadual e nacional, com mais condições de conseguir de recursos e pensando no desenvolvimento do município”, disse.

A pré-candidatura conta com o apoio do deputado federal Toninho Wandscheer (Solidariedade) e do deputado estadual Adão Litro (PSD). Na carreira, Reni já foi vereador, vice-prefeito (2013-16), diretor do Departamento de Agricultura e secretário de Saúde. “Uma das minhas realizações, por exemplo, foi a busca, juntamente com meus parceiros políticos, da conquista da Escola Monsenhor Eduardo Rodrigues Machado, que se tornou educação em tempo integral”, disse.

Reni destacou que um possível mandato será voltado para a educação e saúde. Atualmente ele atua como motorista efetivo do município, realizando o transporte escolar. O pré-candidato se coloca como oposição à gestão do prefeito Leonir Gelhen (União Brasil), que deve disputar a eleição. “Analiso a atual administração sem críticas pessoais, mas com uma visão clara sobre as principais prioridades do município”, comentou.

Vida pessoal

De família pioneira, esposo da conselheira tutelar Maria Dolores de Azevedo Kovalski, pai de três filhos — Rafael, Leonardo e Mariana —, Reni tem suas raízes no município. “Me sinto capaz de liderar, formar um grupo de pessoas extremamente capacitadas, de famílias enraizadas em Cruzeiro do Iguaçu para governar o município a partir de 2025 com muito trabalho, dedicação, dando um passo de cada vez, sendo referência não apenas no município e, sim, também, em nível regional, especialmente nas áreas de saúde e educação”, destacou Reni.

Fonte: Da assessoria e JdeB Adaptada