Prefeitura adquiriu terreno de 142 mil metros quadrados para ampliar o Parque Industrial José Ramuski Júnior.
Foto: Portal Educadora
614
A prefeitura de Dois Vizinhos está expandindo o Parque Industrial José Ramuski Júnior, que fica às margens da PR-281, próximo a Pampeana - na saída para São Jorge D’Oeste. Um novo terreno, de 142 mil metros quadrados, foi adquirido e, em breve, terrenos deverão estar à disposição dos empreendedores. “Com muito orgulho que a administração trouxe essa importante novidade, a aquisição de uma porção de terra 142 mil metros que se soma a 268 metros do parque José Ramuski Júnior. É o maior parque em extensão já constituído para fins industriais do município. Em 2021, a administração adquiriu a primeira porção do terreno, construímos também as incubadoras que está na fase final de estruturação. Essa porção primeira que foi constituída também está em trâmite final de liberação ambiental. A gestão se preocupa muito em fazer os trâmites legais para que, quando acontecer a cedência desses terrenos, as pessoas não tenham problemas ambientais. Estivemos em Curitiba com audiência no IAT e alinhamos demandas que faltavam para esses terrenos e já com a anuência dessa nova área”, destacou Alex Alff, secretário de desenvolvimento econômico.
A prefeitura também trabalha com a permuta de outro terreno, de 2,6 mil metros, para cumprir a exigência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e fazer a entrada para o parque. “Foi indicado que a entrada para o parque novo viesse oriundo do Parque Araldi e temos uma pequena porção, de 2,6 milmetros que está sendo negociada através de permuta com o proprietário. Foram feitos os levantamentos, todos os processos e está subindo para a câmara para apreciação do legislativo. Assim que for aprovado, vamos poder organizar a entrada”, completa.
Fila de espera
Alex destaca que muitos empreendedores querem investir ou planejam expandir seus negócios em Dois Vizinhos. “Desde o início da gestão temos recebido muitas demandas com mais de 200 empresas numa fila de espera que apresentaram interesse em terrenos, barracões, cada qual com a sua peculiaridade. Indico a todos os empresários que tenham interesse a formulem um protocolo de intenções que, pode ser eu ou o Ademir Sbardelotto, e vamos auxiliar a montar o processo e mostrar as documentações necessárias para depois avaliar, através de um conselho legalmente formado, definir os contemplados. São avaliados quesitos como recolhimento de impostos, geração de empregos, necessidade do empresário, buscando uma equidade para atender todos os pedidos”, conclui.
Outros parques
O secretário ressaltou que investimentos também foram feitos nos outros parques. “Atendemos o parque mais antigo com asfalto e iluminação de led, isso era um pedido antigo, agora vamos levar infraestrutura para os outros espaços industriais. Vale lembrar que nós não podemos, simplesmente, decidir fazer um trevo no Parque São José, por exemplo, porque temos regras que precisam ser seguidas e buscamos sempre os órgãos competentes para organizar esses espaços”.
Incubadoras
As incubadoras estão em fase final de construção, faltando apenas a rede de água, iluminação e esgoto. “São 16 espaços de124 metros e já foi definido que não será venda, nem concessão, é um aluguel e a cedência também vai passar pelo crivo do conselho. Vamos abrigar pequenas e microempresas naquele espaço”, conclui.
Fonte: Portal Educadora