UTFPR sediou o seminário socioambiental Angola-Brasil

Uma delegação de 12 docentes e dirigentes de três instituições de ensino do país africano estiveram prestigiando o evento.

Image
  • 10 de Junho de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 429

Entre os dias 3 e 8 de junho, a UTFPR de Dois Vizinhos foi sede do 2º Seminário Socioambiental Angola-Brasil: educação, meio ambiente, tecnologias e saúde. O evento foi idealizado pela cooperação internacional entre a UTFPR e a Universidade do Namibe (UNINBE), da Angola. Para tanto, uma delegação de 12 docentes e dirigentes de três instituições de ensino superior angolanas vieram até Dois Vizinhos para debater a temática da educação ambiental face às mudanças climáticas. O evento também contou com participantes de instituições de todas as regiões do Brasil associados à Rede Internacional de Extensão Universitária (UFBA, UFTM, USP, UEMS, UENF, IFRJ).

Na solenidade de abertura, que aconteceu segunda-feira, 3, a professora Dra. Anelize Queiroz Amaral, o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, professor Dr. Jean-Marc Stéphane Lafay, representando a reitoria e o diretor-geral em exercício do campus de Dois Vizinhos, professor Dr. Vicente de Paulo Macedo salientaram, em seus discursos, a importância de eventos dessa magnitude, de apoiar as metas do desenvolvimento sustentável (ODS) e da pesquisa e extensão universitária no enfrentamento das mudanças climáticas. A noite foi marcada ainda por apresentações tradições culturais da região, mesas redondas sobre extensão internacional em rede e pela assinatura de diversos protocolos de cooperação internacional entre a UTFPR e as instituições angolanas presentes (UNINBE / ISCED / ISPCS).

O reitor da Universidade do Namibe, professor Dr. Alfredo Muacahila, os presidentes do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, professor Dr. Raimundo Kwaya, e do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul, professor Dr. Augusto Fazenda, membros da delegação estrangeira, destacaram a relevância da cooperação transatlântica em extensão existente e a intenção do grupo de conhecer in loco as instalações de pesquisa e ensino do campus e os projetos  em curso.

“Somos uma caravana de 12 docentes e pesquisadores. Viemos aqui para vivermos mias um momento dessa nossa interação Brasil/Angola em que o primeiro encontro foi realizado no nosso país, na minha universidade, então, o objetivo do seminário é estreitarmos laços com os nossos colegas brasileiros pelo bom trabalho que eles têm feito na extensão universitária. Nada melhor do que fazermos parte dessa rede de instituições universitária e identificarmos projetos onde podemos trabalhar em conjunto. Assinamos diversos protocolos que vão nos permitir fazer mobilidade de docentes, funcionários, alunos e, dessa forma, trabalhar em conjunto porque aquilo que costuma se dizer é que uma cabeça pensa bem, mas duas, três, pensam melhor e as soluções são sempre aquelas mais ajustadas”, professor Dr. Alfredo Muacahila, reitor da Uninbe.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria