Polícia Militar realiza Operação Lei Seca a partir desta sexta-feira (14)

Polícia Militar realiza Operação Lei Seca a partir desta sexta-feira (14)

Image
  • 14 de Junho de 2024
  • Repórter Islan Roque

  • 620

Uma mobilização com ações em diversas cidades do Paraná, nesta sexta-feira (14), marca a adesão oficial do Estado ao calendário nacional de Operações Lei Seca no trânsito. A ação é uma estratégia desenvolvida pelo Fórum Nacional Permanente da Operação Lei Seca.

As equipes policiais lotadas nas cidades de abrangência da 2ª Cia Dois Vizinhos, pertencente ao 21º BPM com sede em Francisco Beltrão, atuarão com foco no teste do bafômetro, tendo em vista o número de acidentes registrados no primeiro semestre de 2024.

O repórter Islan Roque conversou com o Tenente Scarsi, Subcomandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Dois Vizinhos, e segundo ele, a operação tem como objetivo unir esforços e padronizar estratégias para coibir que condutores dirijam sob o efeito de álcool. “A embriaguez ao volante é uma situação muito grave porque ela leva a um alto número de acidentes de trânsito, isso leva a mutilações e também sobrecarrega o sistema de saúde do município. Então, tudo isso gera a uma série de fatores que vão além do crime de conduzir um veículo sob efeito do álcool. Então o objetivo da operação não é pegar ninguém desprevenido e sim chamar a atenção e alertar a população sobre os riscos em dirigir veículo automotor sobre o efeito do álcool.”

O Tenente Scarsi também deixou orientações para quem vai sair para se divertir, e por ventura venha a fazer o consumo de bebida alcoólica. “O ideal é que chame um motorista de aplicativo, pegue uma carona, vá a pé ou escolha um motorista da rodada. Iniciativas assim podem evitar muitos acidentes.”

Durante a operação, aqueles que forem flagrados dirigindo sob efeito de álcool estarão sujeitos às penalidades previstas pela legislação brasileira, que incluem multa no valor de R$ 2.934,70 além de suspensão do direito de dirigir e, em casos mais graves, detenção. Além disso, os veículos poderão ser apreendidos e os condutores encaminhados às autoridades competentes.

Repórter Islan Roque/Portal Educadora