Evento foi realizado na última sexta-feira, 21, na propriedade de Giovanni Zanchetta em Dois Vizinhos.
Foto: Assessoria
1012
Na última sexta-feira, 21, o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) realizou uma tarde de campo para apontar os benefícios do plantio do milho com braquiária. O evento aconteceu na propriedade de Giovanni Zanchetta, em Dois Vizinhos, e reuniu produtores de toda a região. “Essa é uma propriedade que trabalha com leite e foi feito milho com silagem na primeira safra e, na segunda safra, foi plantado o milho com braquiária pensando na colheita de grãos. Utilizamos 20 quilos por alqueire de braquiária, que daria em torno de opito quilos por hectare, o milho foi plantado com espaçamento de 90 e linhas intercaladas com a braquiária, onde foi utilizado disco de sorgo. Semana passada foi feita a colheita do milho e agora fizemos o dia de campo para mostrar aos produtores o sistema. A palhada tá crescendo depois da colheita, a braquiária tomando conta do solo e o mais importante é que quatro dias atrás tivemos uma chuva de 150 milímetros e não tivemos formação de valetas, escorrimento de água. Isso ajuda a conservar o solo”, diz Marcelo Vicensi, extensionista do IDR.
Ele acrescentou alguns benefícios de mesclar o milho com a braquiária. “Agora vão crescer as raízes, vai ter menos incidência de planta daninha, proteção contar a chuva e contra o sol, o solo fica coberto, com incremento de matéria orgânica, então, agora o próximo cultivo vai ser soja e uns dias antes do plantio essa lavoura vai ser dessecada e a palhada vai ficar aqui protegendo o solo”, completou.
A ideia é motivar a cobertura do solo, fazer rotação de cultura, controlar a erosão, a quantidade de água que desce para os rios, mostrando aos produtores técnicas para melhorar a qualidade do solo e ainda fazer esse serviço de reter água. “Estamos tendo muita chuva nos últimos anos e vamos ter que migrar para outro lado para não perder tanto solo. Conversando com o Marcelo, chegamos à conclusão de plantar milho com braquiária. Deu muito ponto, tá uma palha verde, alta, tivemos uma chuva de 150 milímetros e não correu nada, saiu água limpa e isso quer dizer que não estamos perdendo solo. Se não tivesse nada e pensando que já foi colhido o milho, essa última chuva da semana passada iria pegar só com a palha do milho e, com certeza, iria correr muito solo. Assim, tá verde e só correndo água limpa”, elogiou o produtor.
Fonte: Portal Educadora