As estudantes Mel Gomes, de Pernambuco, Vanessa Santos, do Acre, e Nayely Fernandez, da Bolívia, estão visitando Dois Vizinhos como parte de um programa de intercâmbio educacional e sociocultural promovido pelo Instituto Vida. Um grupo com cerca de 90 estudantes, de diversos cursos superiores, foi deslocado para o Sudoeste e, durante cerca de dois meses, eles percorrerão os municípios visitando empresas e residências numa ação que tem três objetivos: aprender sobre a história, tradição, costumes e hábitos culturais locais; levar dicas de saúde, qualidade de vida e bem-estar às famílias e acumular pontos (por cada visita) que contarão como parte de suas bolsas de estudo.

O Instituto Vida é conhecido por suas iniciativas de bolsas de estudo que buscam conscientizar populações em diferentes regiões do Brasil sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e estilos de vida sustentáveis. Na quinta-feira, 27, elas se encontraram, no gabinete, com o prefeito Carlinhos Turatto (PP).

As três estudantes que visitaram Dois Vizinhos têm objetivos específicos: nos cursos de pedagogia e medicina (para Vanessa e Nayely) é visitar residências. Mel Gomes, estudante de Nutrição e consultora do instituto, a é visitar empresas oferecendo treinamentos de alto desempenho e palestras audiovisuais com o professor Américo Sambata, líder e coordenador de jovens no Estado do Paraná. “Essa cidade tem nos recebido muito bem. O Instituto Vida é uma instituição multinacional, está presente no Brasil há mais 70 anos, há mais de 150 anos nos Estados Unidos e também em oito países da América Latina. Temos representatividade e várias parcerias, rádios e TV, indústria alimentícia, editoras, hospitais e também escola e faculdades que tem um projeto lindo para pessoas que querem fazer um curso superior e não tem condições financeiras, por isso, temos esse projeto para ajudar esses jovens”, explicou Mel em entrevista para a Rádio Educadora FM. As empresas interessadas em receber a palestra podem entrar em contato pelo (81) 99859-9822.

Vanessa Santos destacou a receptividade dos duovizinhenses. “As pessoas ficam assustadas que a gente vem de tão longe, mas são maravilhosas e recebem a gente muito bem, conversam, tiram tempo para a gente. Vamos ficar aqui todo o período de férias para levar informação e conhecer a cidade”, completou. Nayely Fernandez, boliviana, está há três meses no Brasil e vai estudar medicina em São Paulo (SP). “Temos o projeto e, depois, cada um de nós volta a sua faculdade. O povo de Dois Vizinhos nos recebeu muito bem, o padre, o prefeito, todo mundo aqui é muito gente boa”, completou.

O prefeito Carlinhos Turatto demonstrou seu apoio ao projeto, destacando a importância de iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar na comunidade, além de fomentar o intercâmbio cultural. Após recepcionar as estudantes, ele as encaminhou às secretarias de educação e de saúde, que as direcionarão para os grupos de famílias que receberão as visitas. “A presença das estudantes do Instituto Vida é uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos e experiências e, certamente, contribuirá para o bem-estar e para o enriquecimento cultural de todos os envolvidos”, conclui.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias