• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Veterinário ressalta a importância de consumir alimentos inspecionados

Serviço de Inspeção Municipal (SIM) trabalha para bastante para manter a qualidade dos alimentos levados para a mesa.

Image
  • 12 de Julho de 2024
  • Foto: Assessoria

  • 785

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Dois Vizinhos emitiu nota alertando a população sobre a importância de consumir alimentos inspecionados. Esses produtos passam por fiscalização sanitária e reduzem, significativamente, o risco de contaminação por bactérias, vírus, parasitas e toxinas. Esse trabalho garante, por exemplo, que produtos como carnes, queijos e ovos estejam livres de patógenos perigosos como a salmonella, E.coli e listeria, que podem causar graves intoxicações alimentares. O SIM de Dois Vizinhos possui uma equipe formada por três médicos veterinários que realizam, diariamente, a inspeção sanitária em estabelecimentos de origem animal, como abatedouros de bovinos, fábricas de embutidos cárneos, laticínios, produção de ovos e mel. Os controles são realizados através de fiscalização in loco e documental nos estabelecimentos registrados no SIM. Anualmente, todos os produtos fabricados pelas agroindústrias passam por análises laboratoriais com a finalidade de garantir a qualidade dos alimentos produzidos.

Fabiano Pereira Borges, responsável pelo Serviço de Inspeção de Dois Vizinhos, falou sobre o risco do consumo de alimentos de origem desconhecida. “Geralmente esses produtos são fabricados em condições insatisfatórias de higiene, embalados e armazenados de forma inadequada, trazendo risco de contaminação, o que pode provocar graves danos à saúde do consumidor”, explicou.

Dicas

Fabiano apontou algumas ações que garantem o consumo seguro de alimentos: verifique os rótulos - sempre leia os rótulos dos produtos para obter informações sobre origem, ingredientes e métodos de produção; armazene corretamente - siga as instruções de armazenamento indicadas nos rótulos para evitar a deterioração dos alimentos; mantenha a higiene - lave as mãos, utensílios e superfícies antes de preparar alimentos para evitar contaminação cruzada; cozinhe adequadamente - certifique-se de que os alimentos sejam cozidos a temperaturas seguras para eliminar possíveis patógenos.

Fonte: Assessoria com Portal Educadora