Recomendação é utilizar o aplicativo para o celular que dará maior agilidade ao atendimento.
Foto: Assessoria
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O 1º tenente Vinicius Evangelista Scarsi, da 2ª Companhia de Dois Vizinhos, participou do Programa Sete e Meia da Rádio Educadora FM nesta quarta-feira, 17, e, entre os esclarecimentos, ele destacou algumas dificuldades que os duovizinhenses vem encontrando para entrar em contato com a corporação através do telefone 190. Ele destacou a corporação está buscando solucionar o problema. “Estamos enfrentando problemas com o 190 e é bom a gente fazer um panorama de tudo. Em 2020, as ligações caiam aqui na central regional: Beltrão ou Dois Vizinhos. Em seguida, toda a região 46 foi direcionada para a central em Curitiba. Isso trouxe benefícios e problemas porque justamente no direcionamento das chamadas, quando a pessoa liga no 190, no direcionamento, acontece o problema e a chamada não completa. Já oficiamos para os superiores e a resposta que temos é que o problema está com as operadoras. Elas foram notificados e esperamos que tomem as atitudes o quanto antes”, destacou o Tenente Scarsi.
A recomendação é que as pessoas utilizem o aplicativo. “Orientamos a população que utilize o aplicativo 190PR. Através dele, você consegue acionar a Polícia Militar com muita rapidez. É mais rápido pelo aplicativo do que pelo telefone. O 190, quando funciona, tem uma central eletrônica e você passa por uma triagem e depois vai para um atendente colher as informações, seja endereço, o que está acontecendo, as características da ocorrência. Pelo aplicativo, uma vez que você deixar em condições de uso, você simplesmente abre seu celular, ele vai puxar automaticamente a sua localização, você pode inserir fotos e vídeos e em 10, 15 segundos, numa situação de emergência, você cria uma ocorrência. O aplicativo tem funcionalidades interessantes, porque o policial recebe no celular da viatura, por exemplo, a mídia que você juntar ali. Se você está sendo ameaçado, conseguiu filmar, isso pode servir de prova inclusive porque o policial terá acesso a tudo isso para atender a ocorrência. Ele vai saber que está procurando uma pessoa de camiseta clara, jeans escuro e boné vermelho, por exemplo. Isso facilita o nosso trabalho”, completou.
O tenente ressaltou a importância de baixar o aplicativo e efetuar o cadastro. “É importante que as pessoas tenham o aplicativo antes de precisar utilizar. Quando você fizer o download, ele vai pedir um cadastro e você precisa colocar seus dados pessoais: CPF, nome e tudo mais. Na hora da emergência, se quiser fazer esse cadastro, você vai se bater e não vai conseguir gerar a ocorrência. Baixe o aplicativo e deixa ele em condições de uso que quando você precisar ele vai ser bem efetivo”, conclui.
Fonte: Portal Educadora